Escolas municipais de Mairinque realizam ‘Semana do Folclore’

A ideia foi levar aos estudantes um pouco mais sobre tradições típicas do Brasil

Foto sobre "Escolas municipais de Mairinque realizam ‘Semana do Folclore’"
Creditos da imagem: Divulgação

Creches e Escolas Municipais de Mairinque realizaram atividades alusivas ao Dia do Folclore, comemorado nacionalmente no dia 22 de agosto. Com o intuito de levar aos estudantes um pouco mais sobre a cultura e as tradições típicas do Brasil, foram organizados trabalhos em cartazes, pinturas, criação de máscaras temáticas, contação de histórias, “cineminha” na caixa e brincadeiras.

O folclore brasileiro é formado pela mistura de tradições das culturas que construíram a identidade na nação, principalmente a portuguesa, indígena e africana. Além das principais lendas existentes, como a do Saci Pererê, Boto Cor-de-Rosa, Curupira e Mula Sem Cabeça, também é composto por festas, crenças, comidas típicas e outros costumes transmitidos oralmente entre as gerações.

De acordo com a Secretária de Educação, Prof.ª Rita Sarti Benatti, o Brasil possui uma mitologia muito rica, devido à sua diversidade de etnias e culturas. “Desde o conceito de folclore, entende-se como o conhecimento de um povo através de diversas manifestações culturais. Essas atividades desenvolvidas nas escolas são, sem dúvida, uma prática pedagógica que visa apresentar aos nossos alunos a identidade cultural e o respeito pela história, contribuindo na formação de cidadãos que deem continuidade à memória cultural do nosso país”.

PUBLICIDADEJORNAL DA ECONOMIA JE

O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747 de 1965, após ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.