Desde sua fundação, o Hospital Unimed São Roque conta com um serviço que pode se considerar sinônimo de controle de qualidade.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, regulamenta o conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções relacionadas à assistência a saúde – IRAS.
O serviço possui um programa composto por uma equipe multidisciplinar: médico, enfermeiro, membros executores e consultores representantes das diversas áreas da saúde.
Os membros executores realizam diariamente busca ativa de infecções em unidades críticas e em pacientes com maiores riscos. Além disso, realizam também a busca de infecções do sítio cirúrgico via telefone, inspeções técnicas nas áreas, validações e interações setoriais com a vigilância do município e do Estado, desenvolvendo pareceres e normas técnicas de acordo com as legislações e capacitações das equipes.
Anualmente, campanhas internas são desenvolvidas para divulgar ações que possam prevenir as infecções, como o concurso de frases de estímulo da higienização das mãos, entre outros.
Outro projeto de muito sucesso, realizado há quase 12 anos pelos profissionais do Hospital é a “Jornada de Controle de Infecção Hospitalar”, um evento científico que visa o treinamento contínuo das equipes e profissionais da saúde. O evento oferece palestras e workshops ministrados pelos mais renomados profissionais da área no Brasil.
“Todo o trabalho e projetos que desenvolvemos dentro do hospital é inteiramente voltado para a melhoria da qualidade assistencial prestada aos nossos pacientes”. Ressaltou Vanessa Companhoni, Enfermeira Supervisora do SCIH.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed São Roque também dispõe de monitoramento e rastreabilidade dos processos de esterilização de acordo com as normas regulamentadoras da ANVISA.