21/08/2019 às 15h01min - Atualizada em 21/08/2019 às 15h01min

Acupuntura: 6 razões para fazer

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Acupuntura é uma das chamadas práticas integrativas, isso é, tipos de tratamento que não são normalmente utilizados. Eles também são chamados de medicina alternativa e não é baseada em medicamento, mas sim em agulhas.

 

Como boa parte das práticas integrativas, essa também é originada no China há mais de dois mil anos e chegou até o ocidente há pelo menos 100 anos.

 

Hoje profissionais do mundo todo utilizam e recomendam essa prática para inúmeros motivos que trataremos mais à frente neste texto. Curioso?

 

Continue lendo esse texto, que iremos falar mais sobre esse tipo de tratamento e seus efeitos.

Afinal, o que exatamente é acupuntura?

Como dissemos, essa é uma terapia criada na china e, de forma resumida, trata-se da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo a fim de promover saúde.

 

Ao serem inseridas, essas agulhas estimulam terminações nervosas que levam o estímulo até o cérebro, desencadeando efeitos diretos no corpo.

 

Para tratar diferentes problemas, terminações nervosas diferentes são estimuladas que acabam enviando diferentes mensagens para o cérebro que causam efeitos distintos no corpo.

 

Se você for cético pode estar duvidando dos efeitos curativos deste tratamento chinês, se este é o seu caso saiba que existem inúmeros estudos científicos e a sua eficácia é comprovada.

Para que serve

Você consegue tratar inúmeras condições com as picadas de agulhas como por exemplo: distúrbios do sono, problemas gastrointestinais, neurológicas e ortopédicos, doenças respiratórias, dentre muitos outros.

 

Além de distúrbios físicos, esse procedimento também é amplamente aplicado para o tratamento de condições psicológicas e emocionais como ansiedade, estresse e até depressão.

 

A gama de tratamentos que podem ser feitos ou auxiliados com as picadas de agulhas é realmente enorme, mas existem outros motivos? Vejamos:

Porque utilizar a acupuntura

Vamos agora abordar 6 benefícios que esta terapia chinesa pode trazer e que talvez você não tenha conhecimento:

Regulação do ciclo menstrual

Mulheres que sofrem com ciclos menstruais incertos, pode contar com as picadas de agulhas para ajudar a resolver esse problema.

 

Essa técnica tem sido usada há séculos para essa finalidade e a mulher moderna também pode utilizá-la para alcançar uma melhor qualidade de vida.

Alívio de dor lombar

A dor lombar é uma das principais reclamações de pessoas com mais idade. Essa prática milenar pode ajudar a manejar essa dor, tornando-a mais branda e nem precisa de muitas sessões para isso.

 

A acupuntura reduz a inflamação, promove a circulação sanguínea e ainda libera endorfinas, hormônios associados ao prazer e bem-estar. Uma pessoa feliz sente menos dores.

Ajuda a regular o sono

Insônia é uma condição que pode ser considerada cruel. E a rotina do século XXI não ajuda, estamos expostos a estresse a todo momento, trânsito, trabalho, filhos, etc. O uso de aparelhos eletrônicos também não tem ajudado.

 

Sendo assim, se você se encontra nesse cenário, pode contar com um acupunturista para regular o seu sono e diminuir seus níveis de estresse.

Aumenta a imunidade

Chega de ficar doente a cada troca de estação! As agulhas também tem a capacidade de melhorar a sua imunidade, mais precisamente mais células de defesa são contadas no sangue de indivíduos que realizam essa prática.

Perda de peso

Atingir o peso ideal nem sempre é uma tarefa fácil, nesse sentido, ao invés de contar com o auxílio de medicamentos que têm o potencial de te fazer mal, por que não apostar nesta terapia chinesa?

 

Essa prática melhora a digestão e aumenta o metabolismo, resultando na queima de mais calorias.

Acelera a recuperação de lesões

O fluxo sanguíneo é algo fundamental para a recuperação de lesões de modo geral. A metodologia auxilia justamente nessa ação, recuperando a circulação até um nível saudável.

 

Essa prática pode diminuir o tempo de recuperação e tratamento fisioterápico de lesões musculares por exercícios físicos intensos, por exemplo.

 

Gostou do conteúdo sobre acupuntura? Lembre-se que você deve contar sempre com profissionais capacitados para realizar essa prática em você e com devida orientação médica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.