21/08/2019 às 00h00min - Atualizada em 21/08/2019 às 10h46min

BRT finaliza os 25 abrigos de parada do Corredor Sul e passageiros de São Roque à Sorocaba já estão sendo beneficiados com a nova estrutura

Ação faz parte do novo sistema de transporte que está sendo implantado na cidade; além da região sul, equipes da concessionária realizam obras nas zonas norte e oeste.

A Concessionária BRT Sorocaba, empresa privada responsável pela construção e administração do novo sistema de transporte coletivo da cidade, finalizou a implantação dos 25 novos abrigos de parada de ônibus que integram o Corredor Sul. Com 4 km de extensão, este corredor estrutural começa na Avenida Comendador Pereira Inácio (região central próximo à Rodoviária de Sorocaba) e vai até o limite entre Sorocaba e Votorantim (adjacente ao shopping Iguatemi Esplanada, na região do Campolim).

A população de SÃO ROQUE que chega a Sorocaba já pode fazer uso da nova estrutura, que oferece layout mais moderno, assentos, iluminação em led (que economiza  energia elétrica e oferece mais segurança durante a espera do ônibus), tomadas USB, acesso wifi (internet gratuita) para os usuários do transporte urbano, piso podotátil para melhor acesso de pessoas com dificuldade visual, vidro na parte traseira e lateral para proteger as pessoas de chuva e vento e também piso mais alto da plataforma de embarque, que facilita o embarque e desembarque. Entre todas as características da estrutura, o piso podotátil e a disponibilidade de wifi e tomadas USB destacam-se por facilitar o dia-dia do usuário.

O piso podotátil em alto-relevo foi especialmente instalado para que pessoas com limitações visuais consigam se deslocar com mais tranquilidade e segurança, reconhecendo os locais onde é necessário ter atenção (sinalização em formato esférico) e o sentido para o qual devem ir (sinalização em formato de faixas). Já o wifi disponível gratuitamente e as tomadas USB para recarga de smartphones e tablets vêm para atender à necessidade diária da maioria das pessoas com o uso das novas tecnologias. Seja para realizar chamadas, enviar mensagens ou até mesmo verificar as horas, esses aparelhos são ferramentas indispensáveis no dia-dia de muita gente e tê-los sempre carregados ajuda bastante. Esse é mais um benefício que o BRT Sorocaba traz para a mobilidade.

O acesso à internet nos abrigos de parada são gratuitos e disponíveis para todos que tenham smartphones e tablets. Para se conectar, o passageiro deve localizar a rede BRT Sorocaba e se cadastrar informando seu RG e CPF, ou se preferir, também pode realizar o login por meio de suas redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter). O sinal wifi é liberado por 60 minutos e até 150 usuários simultâneos podem usufruir da rede (por cada ponto de parada). A conexão é bloqueada para streaming em geral, como YouTube, Netflix e Spotfy, e também sites para de maiores de 18 anos. 

Segundo Luiz Alexandre Massariol, Diretor de Engenharia da Concessionária BRT Sorocaba, essa é a conclusão da primeira série de abrigos que estão sendo requalificados. “Finalizamos o Corredor Sul. Uma única unidade, situada no Parque Kasato Maru, não foi alterada devido ao valor cultural para a cidade. Esse é um ponto temático e por isso toda sua estrutura foi preservada. Agora seguiremos com a implantação de 19 novos abrigos na Av. General Osório. Em paralelo, seguimos avançando com as demais obras na Av. Itavuvu”, esclarece.

Para a implantação do novo sistema de transporte, a empresa BRT Sorocaba recebeu a concessão de 20 anos e está responsável pela construção e administração do empreendimento, sendo fiscalizada pela Urbes. O projeto teve origem no poder público, mas toda concepção está sendo realizada de acordo com procedimentos de empresa privada.

 

Projeto de transporte coletivo urbano

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O sistema proporcionará maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.

 

Principais diferenciais:

 

Rapidez na viagem: deslocamento por corredores e faixas exclusivas.

 

Economia e embarque rápido: tarifa paga na entrada das estações.

 

Conforto: veículos com ar-condicionado, wi-fi gratuito e câmeras de segurança.

 

Acessibilidade e segurança: estações no canteiro central sinalizadas e protegidas.

 

Mobilidade: interligação com as linhas de ônibus.

 

Previsibilidade: viagens monitoradas e informações de espera e de deslocamento fornecidas em tempo real por monitores nas estações, possibilitando que as pessoas se planejem melhor.

 Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Mais dados sobre o empreendimento:

 ·Serão construídos 68 km de corredores, sendo aproximadamente 34 km nos 3 Corredores BRT (Itavuvu, Ipanema e Oeste) e aproximadamente 34 km nos corredores estruturais (Sul, Leste, Aproximação Centro/Norte, Área Central e Ligação General Osório).

·Serão 28 estações, 4 estações de integração, 3 terminais integrados, 96 pontos de paradas requalificados e 1 garagem.

·A frota será composta por veículos com wi-fi e ar condicionado. Haverá um centro de controle operacional (CCO) com monitoramento via câmeras, GPS e painéis de horário.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.