20/08/2019 às 23h45min - Atualizada em 20/08/2019 às 22h43min

Cenário político é positivo para mais de 70% dos supermercadistas

Liberação do FGTS e aprovação da previdência são os principais motivos

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) demonstra que o percentual de empresários que acreditam em uma melhora futura no governo estadual e federal ultrapassa 70%. Atualmente, o índice de otimismo está 43% e 57%, respectivamente. O motivo para essa visão é a liberação do FGTS e da aprovação da previdência em 2º turno na câmara dos deputados. Atualmente, o pessimismo e a neutralidade dos empresários seguem empatados com 29% e 21%.

 

No geral, o cenário está otimista entre os supermercadistas após o mês de junho apontar um aumento de 12 pontos percentuais, subindo de 23% para 35%. A pesquisa mostra que o otimismo pode ser notado em relação à taxa de juros, que atualmente é de 57%, mas em expectativa Futura alcança 71%. 

 

Para o economista da APAS, Thiago Berka, a aprovação final da reforma da previdência garantirá a manutenção da confiança em níveis altos também no 4º trimestre do ano. “O que mais agrada os empresários é a estabilidade no crescimento do PIB, igual ao mercado que tem uma variação de PIB praticamente igual ou menor que a de 2018.”

 

Fonte: APAS

 

 

 

 

 

 

Fonte APAS

 

 

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.