16/08/2019 às 12h00min - Atualizada em 15/08/2019 às 14h56min

O peregrino que virou santo

Conheça a história do padroeiro de São Roque

As Festas de Agosto são, acima de tudo uma grande homenagem ao padroeiro que da nome a cidade. Assim como a vida de muitos santos, sabe-se muito pouco sobre Roque, que teria nascido na cidade de Montpellier, na França, entre os anos de 1295 a 1350. Até mesmo seu nome é um grande mistério, já que Roch (que foi aportuguesado posteriormente para Roque) é o nome de sua família.

Filho de família nobre, teve uma infância e adolescência abastada, até a trágica morte de seus pais, aos 20 anos. Após doar parte da fortuna da família a caridade e seu tio (seu tutor) ele parte em uma peregrinação a cidade de Roma e foi durante esta viagem que passou a tratar de acometidos pela Peste negra e onde surgem os primeiros relatos de seus milagres em vida, já dizem que realizava seus tratamentos apenas com um bisturi e suas orações.

Por conta dos tratamentos a doentes, o jovem também foi acometido pela peste, que o impossibilitou de continuar sua peregrinação. Ele refugiou-se em uma floresta, onde teria morrido de fome caso um cão pertencente a um fidalgo local chamado Gottardo que lhe trouxesse alimento. Esta relação esta tão arraigada a figura do santo que a grande maioria de suas imagens o retrata ao lado do animal.

Roque foi também amparado pelo fidalgo até que se curou milagrosamente da doença e voltou a Montpellier, onde foi preso acusado de ser espião. Alguns relatos dizem que ele deixou a cadeia após um longo período de encarceramento, porém é mais provável que tenha morrido na prisão por volta de 1379.

Seu primeiro milagre pós morte é atribuído ao seu próprio carcereiro, que seria manco e teria sido curado ao tocar a perna do Santo para verificar seu óbito. O peregrino passou a ser adorado como protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões.  Sua canonização foi oficializada em 16 de Agosto, dia da sua festa, pelo Papa Urbano VIII.

OFERECIMENTO

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.