15/08/2019 às 17h00min - Atualizada em 15/08/2019 às 14h13min

São Roque e o morro do Cruzeiro

Palco da tradicional novena ao Morro do Cruzeiro

A Novena do Morro do Cruzeiro é um evento que abre o calendário religioso das Festas de Agosto. Organizado pelos nossos Festeiros 2019, os casais Gino Pizzingrilli e Eunice da Silva  Pizzingrilli e Luís Fernando Godinho e Ana Carolina Bonini Franchin Godinho, sempre atrai muitos fiéis que buscam se preparar espiritualmente para as festividades da cidade.

A história da novena começou quando a comunidade tentava decidir o que fazer com a imagem de São Roque, que antes ficava na fachada da Antiga Igreja da Matriz, que foi demolida para a construção da estrutura que atualmente conhecemos.

Imagem grande e de concreto ela não poderia ser facilmente transportada ou colocada em qualquer ponto. O dilema somente chegou ao fim quando foi sugerido que a figura do santo fosse levada até o alto de um morro que ficava em uma fazenda perto da estação de trem municipal. Ponto importante e onde se tinha uma boa visão da cidade, a ideia foi logo apoiada pelos fies e pelo dono da propriedade.

Colocaram, então, um pedestal e uma cruz gigante de concreto no alto da colina onde a imagem ficaria e a imagem de São Roque, dividida em três partes, foi levada pelos fiéis em carrinhos de mão e então montada no local. Assim iniciou-se uma das novenas mais importantes da história da cidade e uma tradição que perdura até hoje em São Roque.

OFERECIMENTO

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.