10/08/2019 às 13h00min - Atualizada em 09/08/2019 às 13h47min

A origem do dia dos pais e suas celebrações pelo mundo

A homenagem da filha começou em 1909, nos EUA

Mesmo que seja uma data muita aguardada e prestigiada no Brasil e no mundo, poucas pessoas sabem a origem da celebração do Dia dos Pais.

A origem da comemoração é americana, quando a primeira celebração aconteceu em 19 de junho de 1910, data sugerida por uma mulher chama Sonora Louis Dodd, em homenagear seu pai, William Jackson Smart. O pai da moça era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos.

A homenagem da filha começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington no dia do nascimento de seu pai (19 de julho), em um gesto que acabou incentivando muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de tributo.

A celebração espalhou-se pelo país e foi institucionalizada no início do século XX, porém em 1966 houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores e passou a ser celebrada no terceiro domingo de junho, data oficializada em 1972, pelo presidente Richard Nixon e que foi adotada como modelo por vários países ocidentais.

No Brasil, o dia dos pais foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. A data foi ideia do publicitário Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo e da Rádio Homônima.

A intenção era associar a data ao dia de São Joaquim, o pai da Vigerm Maria, que é comemorado em 16 de agosto no calendário litúrgico da Igreja Católica, religião que era predominante no país na época. Nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo do mês de agosto, e assim continua.

O Dia dos Pais é celebrado em dias diferentes em outros países, como no caso de Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, onde a comemoração acontece no dia 19 de março, dia de São José, esposo de Maria.

Na Rússia, a data é festejada em 23 de fevereiro, dia em que também acontece a comemoração do Dia do Defensor da Pátria Local.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.