07/08/2019 às 15h27min - Atualizada em 15/08/2019 às 13h24min

Pastoral da Juventude: conheça os jovens que são parte fundamental para as Festas de Agosto

A Pastoral está presente todo ano no calendário oficial da Paróquia de São Roque

Divulgação

Agosto é um mês especial para os moradores de São Roque por conta de seu aniversário e, também, pelo dia do Padroeiro que dá nome à cidade. Para comemorar essas datas, a cidade “para” por 16 dias em uma grande festividade, marcada por boas comidas, shows e eventos religiosos.

Todos sabemos a rotina da Festa. Começa oficialmente com a Entrada dos Carros de Lenha no primeiro domingo do mês e termina nos dias 15 e 16 com as tradicionais missas e procissões. Mas, você já parou para pensar em quem está por trás disso para lhe proporcionar um evento seguro, bonito e marcante?

Além de toda comissão organizadora da Festa (festeiros), muitos outros setores são responsáveis pelo andamento e sucessão da mesma. São vários dias de trabalho intenso e árduo.

Agora, vamos falar do assunto em destaque nesse texto. Você já ouviu falar na Pastoral da Juventude?

Carinhosamente apelidada de PJ, a Pastoral tem como objetivo principal levar os ensinamentos do evangelho ao jovem que frequenta o grupo. Durante todo o ano, eventos são realizados de uma forma educativa e criativa para que todos possam ter acesso a esse conteúdo. A “PJ” também tem um papel muito importante na Igreja Católica de São Roque, não só durante as Festas de Agosto. Os jovens sempre estão presentes em eventos realizados pela Igreja, ajudando da melhor forma para que tudo saia conforme planejado.

Papel da Pastoral nas Festas de Agosto

Como já foi dito anteriormente, a Pastoral está presente todo ano no calendário oficial da Paróquia de São Roque. O mês de agosto com certeza é o mais esperado por todos.

No primeiro domingo do mês, logo cedo, faça chuva ou faça sol, os jovens se reúnem para que o desfile dos Carros de Lenha seja realizado. Cada grupo tem sua função, orientada pelos coordenadores da PJ. Entregar água, segurar faixas, auxílio em carros alegóricos: tudo para garantir que o espetáculo seja o melhor possível, sempre trabalhando em conjunto com os outros colaboradores. Após o final do desfile, uma oração é feita em forma de agradecimento pelo dia de trabalho.

Os dias 15 e 16, respectivamente, com certeza são os mais esperados, não só pela “PJ”, mas também por todos que são devotos de Nossa Senhora e São Roque. Os jovens nesses dias são movidos pela fé e pela vontade de servir aos padroeiros da cidade.

“Cordões Humanos”, entrega de velas, orientação em toda procissão, auxílio às comunidades presentes durante o desfile. O que parece ser um trabalho difícil e complicado, é feito com muito amor, diversão e, claro, respeito ao devoto e ao público presente. Ao final de tudo, a emoção toma conta de todos, que já esperam ansiosamente o ano seguinte para participar dessa grande festa.

Por fim, a “PJ” proporciona o jovem uma chance de se aproximar da Igreja, de criar novas amizades e também ter a experiência organizacional de um grande evento.

Para participar é simples! Compareça no dia 15 de agosto às 15h30 no salão do Colégio São José (ao lado do Anglo), no centro de São Roque.

OFERECIMENTO


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.