02/08/2019 às 00h00min - Atualizada em 02/08/2019 às 16h34min

Quatrocentos testes rápidos de Hepatites B e C são realizados em Mairinque

A ação contou com a participação de diversos servidores municipais

Divulgação

A Secretaria de Saúde de Mairinque, em parceria com o Rotary Club, disponibilizou à população nesta semana testes rápidos de Hepatite B e C na Praça Dom José Gaspar, Centro. A ação que também faz parte do Projeto Hepatite Zero, contou com a participação de diversos servidores municipais e também contempla a Campanha “Julho Amarelo” de Prevenção à Hepatite, desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, aproximadamente 400 testes foram aplicados com os funcionários da Vigilância Epidemiológica orientando sobre os cuidados que devem ser tomados com relação as doenças, uma vez que a transmissão do vírus da Hepatite pode ocorrer através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas, ocasionados pelo uso conjunto de drogas injetáveis e por meio do compartilhamento de objetos de higiene pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dentes e alicates de unha.

Além dos testes rápidos, os Postos de Saúde Nova Mairinque, Barreto e Alto e Barreto Baixo, intensificaram o trabalho de prevenção, instruindo os pacientes que buscavam atendimento na atenção básica.

As Hepatites B e C são os dois dos tipos mais comuns de contaminação. Elas levam à inflamação do fígado e raramente apresentam sintomas, diferentemente da Hepatite A, que ocasiona náuseas, vômitos, mal-estar, febre, perda de apetite, dores abdominais e urina escura.

De acordo com o Chefe da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, a intensificação do combate à Hepatite é essencial para que a população tenha conhecimento sobre a doença e seus sintomas e que, assim, busque o tratamento adequado. “Conforme o Fundo Mundial para a Hepatite da ONU, aproximadamente, 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com os vírus B e C, mas somente uma pequena porcentagem delas sabem que tem a doença. Por este motivo devemos sempre conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários”. 

Os Postos de Saúde realizaram os testes até o dia 31 de julho, porém os mesmos estarão disponíveis, caso a população solicite. Realizar o diagnóstico precoce é a principal maneira de evitar transmissão ou progressão dessas doenças. Faça o teste!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.