29/07/2019 às 11h15min - Atualizada em 29/07/2019 às 11h15min

Prefeitura confirma 11 casos de dengue em Mairinque e intensifica ações contra Aedes Aegypti

Central e os bairros de Dona Catarina e Marmeleiro tiveram registros da doença

- Fotos: Reprodução / internet

A Secretaria de Saúde de Mairinque intensificou nesta semana as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. Os Agentes Controladores de Vetores seguem visitando os bairros das regiões onde foram notificados casos de Dengue. Mairinque, até o momento, possui 11 casos confirmados.

Entre as localidades que registraram casos, o centro de Mairinque e os bairros de Dona Catarina e Marmeleiro tiveram duas ocorrências, enquanto que Três Lagoinhas, Setúbal, São José, Monjolinho e Porta do Sol também apresentaram um caso confirmado da doença, cada. Além disso, Jardim Vitória, Jardim Cruzeiro e Vila Barreto também apresentaram recipientes contendo larvas do Aedes Aegypti durante a última investigação larvária realizada pelos agentes.

Conforme a instrução passada pelos agentes, as fêmeas transmissoras da dengue costumam espalhar seus ovos em pontos de difícil acesso para os humanos, aproveitando-se principalmente de cenários urbanos em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, é importante ressaltar que os ovos do Aedes Aegypti sobrevivem até 450 dias em ambientes secos, por isso é essencial a eliminação de seus criadouros no inverno para evitar que eles eclodam na época das chuvas.

A Chefe de Divisão de Zoonoses, Josimara Grinholli, ressalta a importância de tomar cuidados básicos para evitar a contaminação. “Pessoas que viajam diariamente para cidades vizinhas precisam ter atenção redobrada e usar repelentes frequentemente, junto com roupas compridas e sapatos fechados para reduzir a área de exposição ao mosquito”.

“Além disso, todo cuidado é importante, pois a dengue é uma doença cíclica, que tende a ficar intensa a cada dois ou três anos ou após um período de tranquilidade na cidade, mas agora em 2019 já temos em seis meses cinco vezes a mais casos do que no ano anterior”, complementa Josimara.

No combate à proliferação do mosquito da dengue, os Agentes Controladores de Vetores de Mairinque estão visitando as residências, devidamente identificados e com crachás da prefeitura em mãos. Em caso de dúvidas sobre essas visitas e ou sobre o trabalho de prevenção do mosquito, é possível entrar em contato através do número (11) 4718-8646.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.