26/07/2019 às 00h00min - Atualizada em 26/07/2019 às 14h49min

Sindusvinho lança projeto do Museu do Vinho com almoço para antigos e atuais vinhateiros

A intenção é valorizar a história da cidade

- Fotos: Divulgação

Domingo dia 21 houve um almoço especial no Restaurante do  Recanto da Cascata, reunindo ex-vinhateiros e atuais produtores de vinho de São Roque. Porém o encontro teve um objetivo além da confraternização: o de criar um museu do Vinho na cidade.

Segundo o Presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), Fernando Pereira Leite, a intenção é valorizar a história da cidade e das pessoas que, através da produção desta bebida ajudaram no desenvolvimento do município, hoje uma referência no campo do Enoturismo.

“Ficamos muito felizes com a adesão que tivemos para este evento, que contou com mais de 200 pessoas confirmadas. Nossa ideia é montar um memorial, então pedimos que as pessoas trouxessem fotos, documentos ou até peças antigas para que possamos dar continuidade a este trabalho, que tem o objetivo de resgatar e disseminar a história do vinho, que também é a história de São Roque”, diz Fernando.

A intenção é que o museu seja instalado na região central de São Roque, fortalecendo o turismo no centro do município, porém a ação também pode se estender para outros pontos da cidade, já que existe um projeto de cultivar mudas para que as pessoas possam plantar as parreiras  pela cidade, restaurando o aspecto vitífero que a região tinha no passado.

Segundo Toninho Renzo, membro do Sindusvinho e um dos organizadores do almoço, o sindicato já tem a algum tempo a intenção de criar um memorial e assim a busca por materiais e a colaboração de antigos e atuais vitivinicultores é uma ação importante, porém o almoço foi realizado como uma ação de homenagem e celebração das pessoas e da tradição são-roquense. “Muitas das pessoas responsáveis pela história de São Roque estão aqui hoje. Pessoas que ajudaram a tornar São Roque, na cidade conhecida como Terra do Vinho”, diz Toninho.

Pessoas como o senhor Remo Lovisolo, - vinhateiro de São Roque pelos Vinhos Santa Cecilia e que esteve presente no evento. Hoje com 90 anos, o antigo vinicultor conta com saudosismo quando veio da Itália para o Brasil com 28 anos atuando por muitos anos no ramo e participando dos eventos da cidade, como as Festas do Vinho. “Naquela época era bem diferente, as festas eram muito populares e vinham muitas pessoas, principalmente das capitais pois era uma chance de conhecerem a cidade, que naquele tempo era muito pequena e quase não comportava tantos visitantes”, comenta.

Tempos saudosos para a cidade, que agora pode retomar um pouco de sua história e tradição com o projeto do Museu do Vinho.

Expo São Roque 2019

A expo São Roque acontecerá neste ano entre os dias 04 de outubro a 10 de novembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h. O evento trará muitas atrações para seus participantes, com vinhos de São Roque, gastronomia a base de alcachofra, pisa da uva diversos shows e performances e um Musical em tributo a Adoniran Barbosa, Compositor, cantor, humorista e ator brasileiro que ganhou destaque entre os anos 50 e 70.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.