24/07/2019 às 14h31min - Atualizada em 24/07/2019 às 14h31min

Cães destruindo a mobília: por que acontece e como evitar

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Recentemente, um cachorro vira-lata de nome Chico ganhou fama nas redes sociais ao ser filmado pela tutora depois de destruir o colchão de casal dela. A cena é ainda mais hilária porque, mesmo com a dona falando em tom mais alto com o cãozinho, ele ficou abanando o rabo, achando que a dona lhe faria um afago.

 

Segundo relatos da própria tutora, o cãozinho, desde filhote, costumava apresentar esse comportamento mais destruidor. Se você já teve muitos cães em sua vida deve ter tido um com esse espírito mais depredador. E discipliná-los nem sempre é tarefa fácil.

 

Há tutores que recorrem a adestradores, há aqueles que preferem mudar a rotina para ficar mais tempo com os cães e há ainda os donos que optam por medicamentos, como os florais para animal de estimação. Mas qual a medida mais eficiente? E por que os cães apresentam esse comportamento mais destrutivo?

Porque os cães são destruidores

Cães destruidores como o vira-lata Chico são mais comuns do que a gente imagina. E, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o sexo dos cães não determina se eles serão mais ou menos bagunceiros. Há sim muitas fêmeas que são depredadoras, assim como muitos machos são mais obedientes.

 

Mas você consegue imaginar porque os cães começam a destruir a mobília de seus tutores? Segundo alguns veterinários há sim alguns motivos clássicos que os fazem se comportar como destruidores.

Solidão e ansiedade

Um dos motivos que faz com que os cães destruam a mobília de seus donos é a solidão que sentem. Então, por exemplo, se você e sua família saem de manhã e só voltam de noite, o cãozinho pode ficar um pouco estressado por ficar sozinho por muito tempo.

 

Para tentar se distrair e para extravasar um pouco a sensação de solidão, o cãozinho procura algo para destruir. Há animais que ficam mais depressivos e desanimados e, há outros que ficam mais agitados e procurando algo para destruir.

 

Esse sentimento de solidão, se for muito prolongado, pode gerar um quadro de ansiedade que pode ser prejudicial à saúde do bichinho.

Pode ser demonstração de carinho

Por mais incrível e inusitado que pareça, muitos cães apresentam comportamentos destruidores porque querem brincar e demonstrar carinho por seus tutores. Eles não pensam que estão destruindo algo de valor para o dono, pelo contrário, eles acreditam estar brincando com algo que o tutor gosta muito.

 

É por isso que é tão importante dar atenção para os cães, brincar com eles, levá-los para passear. Assim eles vão sentir que estão recebendo atenção e tempo suficiente com quem eles tanto gostam.

Pode ser incentivado a destruir

Às vezes o tutor não percebe, mas ao invés de punir e inibir os comportamentos destruidores do cãozinho de estimação, está, na verdade, reforçando essa postura.

 

Embora isso varie de animal para animal há aqueles que não gostam de ouvir gritos ou de ficar isolados e para mostrar a insatisfação eles continuam apresentando esses comportamentos.

Dicas para evitar o comportamento destruidor

Seu cachorro está apresentando alguns comportamentos destruidores e você não faz ideia do que fazer para discipliná-lo? Pois saiba que existem muitas maneiras de fazê-los parar com essas estripulias.

Crie uma rotina de passeios e brincadeiras

Como dissemos, às vezes os cães se sentem sozinhos e querem chamar a atenção dos tutores. Por isso, uma das medidas mais simples que os donos podem adotar é passar mais tempo com os cães, ou, pelo menos, um tempo de maior qualidade.

 

Tem meia hora livre? Que tal brincar com o seu cão nesse tempo? Ele com certeza vai se sentir mais cuidado e acarinhado. Bolas e mordedores próprios para os cães são boas soluções. E é válido observar que as brincadeiras com o tutor atenuam os quadros de ansiedade e estresse canino. 

 

Outra tática que costuma funcionar é ter mais tempo para os passeios. É ali que os cães gastam a energia que têm e também acabam entrando em contato com outros cães, que atenua um pouco a solidão que podem estar sentindo.

Floral para cães

Se você já tentou passar mais tempo com o seu animalzinho e se você aumentou as brincadeiras com ele, e mesmo assim ele não consegue se comportar, uma boa alternativa são os florais para cães.

 

Neste caso, é imprescindível que você consulte o médico veterinário que vai indicar as melhores composições para a raça do seu cãozinho. Como são remédios de substâncias naturais (essências de flores), os florais não costumam apresentar efeitos colaterais e nem reações alérgicas.     

Nos casos mais extremos, opte pelo adestramento

Agora se você já tentou de tudo e mesmo assim o seu cãozinho não para de destruir, então, a melhor maneira é mesmo levá-lo para um adestrador que vai ajudar a moldar alguns comportamentos de seu cão.

 

Neste caso, é interessante não deixar o cãozinho ficar muito velho, pois o adestramento quando ele ainda é filhote ou adolescente é bem mais fácil e eficiente do que quando ele é mais velho.

 

Dicas anotadas? Agora é só continuar dando muito amor para o seu pet e, como fez a tutora do Chico, rir com as estripulias do seu melhor amigo!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.