22/07/2019 às 14h18min - Atualizada em 22/07/2019 às 14h18min

Homeless World Cup: Brasil disputa mundial no País de Gales

Com apoio da Penalty, seleção brasileira de Futebol Social terá time misto na busca pelo tetracampeonato

da Redação Foto: divulgação
Divulgação

Cardiff, no País de Gales, será a sede da edição 2019 da Homeless World Cup, torneio internacional de futebol de rua que tem como proposta incluir, por meio do esporte, pessoas que vivem à margem da sociedade, em situação de rua.

Participante desde a primeira edição, em 2003, o Brasil embarca em busca do quarto título mundial. Patrocinada pela Penalty, a seleção brasileira de Futebol Social será composta por oito atletas, sendo seis meninos e duas meninas, todos com idades entre 16 e 21 anos.

A escolha dos participantes ocorreu no primeiro semestre de 2019 em etapas organizadas pela ONG Futebol Social, responsável por formar a seleção que disputa a Homeless World Cup. “Foram mais de 100 projetos comunitários participantes, incluindo uma comunidade quilombola e um aldeia indígena”, conta Guilherme Araújo, presidente da ONG. A seleção leva em conta critérios sociais e regionais, além de performance e comportamento alinhado ao conceito de fair play.

Para a Penalty, que patrocina a Seleção Brasileira de Futebol Social pelo terceiro ano consecutivo, a oportunidade é não só de mostrar o poder de socialização e inclusão do esporte, como também valorizar o futebol raiz. ““Acreditar em poder transformar o esporte faz parte do nosso DNA, essa parceria corrobora nosso compromisso, fortalece nossa essência e materializa o propósito da marca. Estamos convencidos que meninos e meninas de todo o país podem se inspirar nas histórias dos atletas da nossa seleção”, destaca Paulo Gaspar, gerente executivo de vendas e marketing.

A 17ª edição da Homeless World Cup acontece entre os dias 27 de julho e 3 de agosto em Cardiff, País de Gales. O Brasil possui três títulos do torneio: 2010, 2013 e 2017. Neste ano, o evento contará com a participação mais de 500 atletas representando 49 países. Outras informações podem ser obtidas no site oficial da iniciativa: https://homelessworldcup.org/.

Futebol Social: entenda as regras

No futebol social, a quadra é reduzida, tem apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. O time vencedor ganha três pontos no campeonato, o perdedor, zero. Em caso de empate, disputa alternada de pênaltis, com dois pontos para o vencedor e um para o time que perder. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. Os goleiros não podem sair da área, marcar gols, ou fazer cera. Os jogadores de linha também não estão permitidos a invadir a área dos goleiros, sob a pena de um pênalti do time adversário. O Fair Play (jogo limpo) é incentivado nos torneios, e um troféu exclusivo é destinado ao time que demonstrar e jogar com o espírito genuíno do futebol.

Para os jogadores que não atuarem nesse espírito do Fair Play, penalidades: cartão azul (dois minutos) ou vermelho (expulsão do jogo) e, em último caso, exclusão do torneio. Pelo menos um jogador deve ficar no campo oposto, ou seja, três atacam e dois defendem. Uma falta será marcada contra o time que ficar totalmente em seu lado. Se um jogador recebe um cartão azul, enquanto o time estiver com jogador(es) a menos, esta regra não é válida. Da mesma maneira, esta regra não vale se um jogador recebe um cartão vermelho.

Sobre a Penalty

Especializada em produtos para a prática esportiva, a Penalty® foi criada em 1970 pelo Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. A marca é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. Na década de 1990, a Penalty seguiu com projetos de expansão e anunciou a criação de uma filial na Argentina, a primeira fora do Brasil, consolidando sua presença na América do Sul e no cenário internacional. A Penalty é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). Site oficial e e-commerce: https://penalty.com.br/.

Sobre a ONG Futebol Social

Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Penalty, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Participam jovens de 16 a 21 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento. Desde 2004, o projeto já atendeu mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.