19/07/2019 às 17h02min - Atualizada em 19/07/2019 às 17h02min

Nível de emprego na indústria apresenta variação de -1,61% no mês de junho

Resultado é equivalente ao fechamento de 1.650 vagas de emprego

Assessoria de imprensa Foto: divulgação

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) divulgaram nesta quarta-feira (17) o resultado da pesquisa de emprego do mês de junho de 2019. A região de Sorocaba,  composta por 48 municípios, apresentou variação negativa de -1,61%, o que representa uma queda de aproximadamente 1.650 postos de trabalho.

Dados da pesquisa demonstram que no acumulado deste ano a variação foi de -1,28%, o que equivale a redução de 1.300 vagas de emprego. Nos últimos 12 meses, o resultado também é negativo (-0,67%), o que corresponde ao fechamento de 650 postos.

Os setores da indústria que influenciaram no resultado do último mês foram: Produtos de Borracha e de Material Plástico (-13,54%); Veículos Automotores e Autopeças (-5,15%); Máquinas e Equipamentos (-0,92%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-3,13%).

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o resultado do mês de junho é reflexo da crise  na Argentina, que é um grande parceiro comercial do Brasil e da morosidade na aprovação das reformas estruturais. “A retração das vendas para o mercado argentino impactaram a região de Sorocaba, que exporta principalmente autopeças e automóveis. Nos últimos doze meses, as vendas de automóveis para os consumidores argentinos reduziram 60,9% e isso teve um impacto de 9% de queda na produção de veículos brasileiros.  Esperamos que com a efetivação da reforma da Previdência, novos investimentos cheguem ao país fomentando a retomada da economia e o crescimento do setor industrial”, avalia Syllos.

A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais. Segmentado por ramos de atividades, o estudo abrange 36 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

Sobre o Ciesp

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne indústrias e empresas parceiras contribuintes que atendem o segmento industrial. Com cerca de 10 mil empresas associadas e uma sede central na avenida Paulista, na capital do Estado, a entidade possui 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.

A Regional Sorocaba foi fundada em 1950 por um grupo de industriais e desde então vem trabalhando pelo fortalecimento da indústria regional, tornando-se um agente de articulação política, contribuindo na atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, fomentar a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.

A entidade oferece ainda assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, de comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, salas de crédito, rodadas e eventos de negócios, além de diversos convênios e um posto de atendimento do BNDES, realizando também a emissão de Certificado de Origem e Certificação Digital. A área de atuação da Regional Sorocaba envolve 48 municípios e está dividida em cinco sub-regionais: Apiaí, Itapetininga, Itapeva, Piedade e Tatuí.

Outras informações, acesse www.ciespsorocaba.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.