19/07/2019 às 16h04min - Atualizada em 19/07/2019 às 16h04min

O que é melhor para a saúde: carne branca ou carne vermelha?

Assessoria de imprensa Foto: divulgação

A carne é um alimento presente na alimentação do ser humano desde a Pré-História. Nos últimos anos, porém, algumas pessoas têm optado por abandonar o consumo deste alimento por diferentes motivos.

 

Vegetarianos e veganos, por exemplo, consideram tirar a carne das refeições por motivos relacionados ao sofrimento e à preservação animal. Há quem escolha cortar de vez as carnes em busca de uma alimentação com poucas calorias. Mas será que esta é a melhor decisão?

 

Seja branca ou vermelha, a carne é essencial para uma nutrição completa. Hoje vamos entender as diferenças entre as carnes vermelha e branca e o porquê delas serem tão necessárias à nossa alimentação.

Carne: alimento fundamental para a saúde

Um dos maiores benefícios da carne tem a ver com seu principal componente: a proteína. Essa molécula orgânica é composta por aminoácidos responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos do nosso corpo.

 

As proteínas contribuem para o ganho da chamada massa magra (músculo). Por isso que estão presentes no cardápio da maioria dos atletas, por exemplo. Essas substâncias também fazem parte do transporte de substâncias, da reposição de gasto energético e do metabolismo celular, por exemplo.

 

Há proteínas de origem animal e vegetal. O que as diferencia é que as de origem vegetal são pobres e as de origem animal são ricas em aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo. Por isso mesmo a importância do consumo de carne para o ser humano.

 

Agora, existem diferenças entre carne branca e carne vermelha. Você sabe quais são?

Carne Branca

As chamadas carnes brancas são provenientes de peixes e aves. Elas são fonte de ômega 3 e 6 e ácidos graxos, gorduras essenciais para o bom funcionamento de vários órgãos do nosso corpo. Além disso, têm poucas em gorduras saturadas e colesterol.

Carne Vermelha

As carnes vermelhas abrangem um grupo maior de espécies, tais como boi, cavalo, porco, cordeiro e até coelho. Elas são ricas em mioglobina, que transporta o oxigênio para as células musculares, e em creatina, que fornece energia durante exercícios físicos intensos.

 

A carne vermelha também é tida como alimento antidepressivo pela alta concentração de fenilalanina.

Qual carne é melhor? Branca ou vermelha?

O aspecto mais importante na hora de se escolher a carne deve ser sempre a saúde. Isso independe do tipo de carne, porque é possível manter uma dieta equilibrada com carne vermelha e branca.

Carne branca - aspectos positivos e negativos

As carnes brancas (principalmente as de peixe) possuem menos gordura e colesterol, se comparadas às vermelhas. Por isso mesmo elas são muito utilizadas em dietas de emagrecimento. Além disso, oferecem uma digestão mais rápida.

 

Porém, isso não quer dizer que você possa abusar do consumo de frango ou peixe só porque eles são mais magros. Em excesso, esse tipo de carne também engorda, ainda mais se misturada a molhos calóricos. Uma desvantagem é que elas têm menos proteína se comparadas à carne vermelha.

Carne vermelha - aspectos positivos e negativos

Além de uma maior quantidade protéica, as carnes vermelhas possuem também todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano. Eles fazem parte de processos vitais, como produção hormonal, de proteínas e de neurotransmissores.

 

Ela é rica em ferro e zinco, além de vitamina B12, fundamental para o sistema nervoso e para a formação de hemácias. O ferro é bom para o coração e previne a anemia, enquanto o zinco tem ação direta no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.

 

Porém quando cozida de forma excessiva ou tem procedência duvidosa, essa carne pode liberar substâncias nocivas à saúde. Geralmente, seus malefícios estão ligados ao consumo demasiado, principalmente de peças mais gordurosas, o que pode acarretar em problemas cardiovasculares e até câncer.

Equilíbrio é a chave de tudo!

Como foi dito, tanto as carnes brancas quanto as vermelhas têm aspectos positivos e negativos. Mas um ponto em comum é que para consumí-las de forma saudável é preciso balancear as quantidades e o tipo de corte.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade recomendada é de 300 a 500 gramas por semana, o equivalente a um bife pequeno (71 gramas) por dia. Com essa quantidade é possível suprir as necessidades do corpo de uma forma saudável.

 

Em relação aos cortes, é recomendado escolher os menos gordurosos independente do tipo da carne. Patinho, maminha, filé mignon, lombo suíno, coxão mole e coxão duro estão no grupo das carnes vermelhas mais magras e, portanto, mais saudáveis.

 

As carnes de aves, no geral,  são mais magras, desde que retirada a gordura antes do seu preparo. Truta, linguado, corvina, dourado e carpa são algumas opções de carne de peixe com menos gordura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.