19/07/2019 às 00h40min - Atualizada em 19/07/2019 às 00h40min

Coletivo Jovem Coca-Cola levanta bandeira da diversidade na conquista do primeiro emprego

Projeto capacita e empodera jovens de 16 a 25 anos para torná-los aptos a ganhar voz no mercado de trabalho

Assessoria de imprensa Foto: divulgação

O projeto Coletivo Jovem Coca-Cola, realizado pelo Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a Sorocaba Refrescos nas cidades de Sorocaba e Itu, tem um propósito bastante definido: capacitar jovens de 16 a 25 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio, conectando-os a novas oportunidades de desenvolvimento profissional. No entanto, a missão do Coletivo não para por aí. Durante o programa, esses jovens também aprendem a respeitar as diferenças, a dar valor à diversidade e a conquistar espaço para mostrar sua voz no mercado de trabalho.

 

Com inscrições abertas para o terceiro ciclo de 2019, que oferece 240 vagas para cursos de desenvolvimento profissional e capacitação nas áreas de Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos, o Coletivo Jovem Coca-Cola completa dez anos em funcionamento somando centenas de histórias de transformação. Muitas delas intimamente ligadas à diversidade.

 

Respeito às diferenças

Recém-formada na turma do primeiro ciclo deste ano em Sorocaba, Agda Aparecida Silva, de 23 anos, é um exemplo de superação e empoderamento. “O Coletivo Jovem me surpreendeu muito. Além de passar muita informação e conhecimento, fui muito respeitada. Não senti qualquer tipo de preconceito por ser negra e homossexual. Muito pelo contrário, o ambiente era de total união entre todos os jovens e esse respeito mútuo bastante estimulado”, afirma.

 

Agda conta que após o curso foi chamada para uma entrevista pela Sorocaba Refrescos, que a contratou logo em seguida. “Aprendi a me comportar dentro de uma empresa, a perder a vergonha de falar em público, me comunicar melhor entre os colegas de profissão. Hoje eu tenho voz e força para mostrar quem eu sou. O ensinamento que tive no Coletivo é algo que vou levar para o resto da vida”, diz.

 

Outro caso de destaque da última turma é Patrick de França, também de 22, que possui um grau de autismo. “A importância do programa está totalmente relacionada a me instruir para o mercado de trabalho e contribuir na minha comunicação e escrita, técnicas que eu tinha dificuldade”, conta. Em sala de aula, o método de ensino abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas também aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida. “Algumas vezes tínhamos que apresentar trabalhos para toda a turma e eu era uma das pessoas do grupo que mais falava. Consegui desenvolver muito bem o diálogo e meu relacionamento com as pessoas”, completa o auxiliar de Produção, que também foi contratado para trabalhar na Sorocaba Refrescos.

 

Caminho para o sucesso

No Coletivo Jovem, o aluno é convidado a pensar no seu plano de vida e desenvolver projetos práticos. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que as escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada. Com aulas duas vezes por semana, cada uma com duração de 2h, o próximo ciclo do Coletivo Jovem em Sorocaba e Itu acontece 29 de julho a 19 de setembro deste ano. Com o certificado em mãos, todos podem ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto.

 

Por ano, o Coletivo Jovem oferece quatro ciclos, que seguem a mesma mecânica de inscrição. Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 26 de julho, apresentando os seguintes documentos: duas fotos 3x4, xerox do RG e CPF, comprovante de escolaridade e residência. Se for menor de idade, precisa estar acompanhado de um responsável. Para mais informações e inscrições basta acessar o site (https://www.cocacolabrasil.com.br/forms/faca-sua-pre-inscricao-no-coletivo) ou contatar diretamente as duas unidades do projeto na região:

 

Coletivo Cidade Nova

Rua Joaquim Delfino da Silva, 05, Complexo C. Nova - Jardim Europa

CEP: 13334-380 – Itu - SP

Fone: (11) 96472-4877

CEEC - Centro Evangélico de Educação e Cultura, Espaço físico da Igreja Assembleia de Deus

 

Coletivo Jardim Santa Lúcia

Rua Clóvis da Silveira, 30 - Jardim Santa Lucia

CEP: 18078-000 – Sorocaba - SP

Fone: (15) 3411-0814

AJG - Associação Beneficente Antônio José Guarda

 

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil, criado em 1999, tem como missão promover a transformação socioambiental do país, em larga escala, potencializada por seus parceiros e pelo Sistema Coca-Cola. Para cumprir com sua missão, desenvolve tecnologia social para programas que gerem empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima. Até hoje os programas do Instituto impactaram mais de 150 mil pessoas em mais de 400 comunidades do país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.