18/07/2019 às 12h52min - Atualizada em 18/07/2019 às 12h54min

Annabelle 3 traz terror e aventura para a franquia Invocação do Mal

Filme da boneca amaldiçoada enriquece a franquia criada por James Wan

- Fotos: Reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa

A franquia Invocação do Mal já é uma das mais divertidas que o cinema de terror viu nos últimos anos. Usando a trajetória do casal explorador do sobrenatural, Ed e Lorraine Warren, o universo criado por James Wan tem agradado o público ao trazer filmes interessantes e que se ligam uns aos outros, levando o espectador a ter a impressão que está acompanhando uma grande história dividida em várias partes. Uma experiência que, a seu modo, se tornou bem-sucedida por levar para o gênero horror um pouquinho daquela sensação que sentimos nos longas de super-heróis.

Sendo um Spin-off da série principal, as histórias da boneca Annabelle é o exemplo de como o universo aterrorizante criado por Wan se tornou um grande projeto. Apesar do começo capenga com o seu primeiro longa, a subsérie do brinquedo amaldiçoado foi se encontrando ao longo do caminho, rendendo uma continuação competente e um terceiro episódio que também não decepciona, apesar de ser inferior ao seu antecessor.

O novo filme é o que mais se apega ao universo principal da franquia Invocação do Mal, ao utilizar um elemento que tem estado presente na série desde o começo: a coleção de artefatos assombrados coletados pelos Warren ao longo dos anos, e da qual a própria Annabelle faz parte.

No filme, pouco depois de adquirir o brinquedo macabro, os Warren a guardam em seu depósito para itens malignos, que se localiza em sua própria casa, porém quando uma garota liberta a boneca de seu local de contenção, ela acaba influenciando todas as entidades presentes no local, assombrando toda a casa dos caçadores do sobrenatural. Uma situação que acaba se tornando ainda mais desesperadora pelo fato de Ed e Lorraine terem saído em uma missão e deixado para traz sua pequena filha, que acaba se tornando o alvo principal de Annabelle.

A forma como o filme aborda esta premissa é um de seus pontos positivos, já que o longa usa seu argumento para apresentar ao espectador uma verdadeira convenção de monstros ao longo da projeção.

A série já vinha se tornando famosa por apresentar criaturas horripilantes e mesmo que se renda a algumas concepções clichês, como uma noiva fantasma e uma espécie de lobisomem, temos algumas criaturas interessantes sendo apresentadas ao espectador, como o macabro Barqueiro. Entretanto, melhor do que o visual dos monstros, é o modo como eles são colocados ao longo do filme, com aparições inesperadas e criativas, que conseguem produzir bons sustos e levam o público a sempre ficar tenso sobre qual será a próxima aparição dos seres.

Uma pena que eles demorem um pouco para dar as caras. O filme reserva um bom tempo para apresentar seus personagens e mesmo que isso seja importante para retratá-los como pessoas minimamente interessantes e com motivações claras, o longa gasta muito tempo com este objetivo, o que deixa o longa um pouco monótono na sua primeira hora

Porém quando as primeiras assombrações começam a aparecer, o filme ganha ritmo e não perde o embalo até o final. É justamente nesta hora que sentimos como as últimas empreitadas da franquia impactaram está nova história da boneca possuída, já que o longa segue uma estrutura muito parecida com a do filme A Freira. A maior bilheteria da série Invocação do Mal até o momento, o filme influência muito este novo projeto de horror, o que acaba sendo uma aposta natural para atrair mais público.

Assim como no longa de 2018, Annabelle 3 trabalha com núcleos de personagens, separando-os para então mostrar como cada um deles lida com as entidades que passam a assombrar a casa dos Warren. Uma decisão que ajuda a gerar tensão, já que os personagens estão sozinhos ao enfrentar suas sinas, mas que perde impacto pelo tom do filme, que assume em alguns momentos um tom aveturesco que acaba enfraquecendo o clima de terror do longa, algo que também estava presente em A Freira.

Porém o maior problema pecado do longa acaba sendo a sua falta de consequências aos acontecimentos retratados na tela. Os filmes passados sempre traziam algum tipo de resultado fatídico aos eventos sobrenaturais que afetavam seus protagonistas, o que infelizmente não ocorre aqui.

Ao fazer com que no final do longa, a história volte ao seu status inicial, Annabelle 3 infelizmente perde o impacto que poderia ter para os futuros filmes da franquia Invocação do Mal, fazendo com que seja apenas uma aventura passageira que, apesar de divertida, não vai deixar grandes lembranças na memória dos fãs.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.