16/07/2019 às 16h59min - Atualizada em 06/08/2019 às 09h24min

Consumidores agora podem bloquear ligações de telemarketing

Ação vale apenas para empresas de telefonia, TV por assinatura e internet

Consumidores que quiserem evitar receber ligações de telemarketing agora podem bloquear estes tipos de chamadas indesejadas. Isto porque terminou nesta terça-feira (16), o prazo dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que as empresas de telefonia, TV por assinatura e internet criem uma lista nacional de bloqueio de telemarketing.

A agência determinou, em junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas destes segmentos implementassem o mecanismo de controle, já que elas são as responsáveis por um terço de todas as ligações indesejadas, segundo o estudo que baseou a decisão.

Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores insatisfeitos com a quantidade de ligações destas prestadoras de serviço, uma média mensal de 2,8 mil queixas. No ano de 2018 a média foi de 2,2 mil reclamações por mês.

Deste modo, a partir de hoje, o consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky poderá se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br.

O cadastro é simples e exige apenas alguns dados básicos para ser realizado. A pessoa pode escolher de qual empresa não quer receber ligações e, se quiser, pode cancelar o desbloqueio posteriormente. Entretanto, o prazo para efetivação do bloqueio é de até 30 dias a partir da data de solicitação.  

É importante lembrar que a lista é restrita apenas para chamadas indesejadas com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet e não se estende a ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de companhias de outros setores que queiram vender seus produtos ou serviços.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.