São Roque conquista selo verde e azul pela primeira vez na sua história

Programa mede e apoia a eficiência da gestão ambiental

Fotos: Divulgação
Foto sobre "São Roque conquista selo verde e azul pela primeira vez na sua história"

Na tarde desta quinta-feira (11), na cidade de Bauru,  aconteceu a cerimônia de qualificação para certificação do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, e São Roque,  por meio da Divisão de Meio Ambiente, recebeu pela primeira vez este certificado.

No último resultado São Roque evoluiu 104,6% , passando da 285  colocação (27,21 pontos)  para 133 (55,67 pontos).

Estiveram presentes no evento, recebendo o certificado a primeira-dama, Mazé Barros; a Chefe Interina de Divisão de Meio Ambiente, Denise Aparecida Ferreira da Silva e  o chefe de serviço técnico do Meio Ambiente, Lenildo de Almeida.

O certificado foi entregue pelo coordenador do Projeto, José Walter Figueiredo Silva, e pelo secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido.

"Desde 2017 o Governo Claudio Góes assumiu esse compromisso e implantamis diversas ações que resultaram na evolução, entre elas: programas e Educação Ambiental, instalação de biodecompositores, medidas de proteção de nascentes, lâmpadas Led na iluminação pública, melhoria na arborização urbana, atuação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, além do início da operação da ETE, coleta e tratamento de mais de 60% do esgoto do Município", comentou Denise Ferreira.

 “Estamos muito felizes em poder pela primeira vez receber este selo. É a demonstração do trabalho sério e comprometimento da atual Administração que, pela primeira vez na História, proporcionou a São Roque a qualificação para fazer parte das cidades que cuidam do Meio Ambiente e da qualidade de vida da população", conclui a primeira-dama Maze Barros, ao receber o prêmio.

O programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.