20/06/2014 às 09h17min - Atualizada em 20/06/2014 às 09h17min

Tecnologia 3G teve picos de tráfego e congestionamento na abertura da Copa

Das 13h às 20h foram feitas 857 mil comunicações na tecnologia 3G

Os torcedores que foram ao jogo de abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, o Itaquerão, na última quinta-feira, dia 12, fizeram 135 mil ligações de telefonia celular e mais de 1 milhão de comunicações de dados, incluindo envios de e-mails, fotos e mensagens multimídia. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), na partida entre Brasil e Croácia, a maior concentração foi na tecnologia 3G, que teve picos de tráfego e congestionamentos momentâneos.

Das 13h às 20h foram feitas 857 mil comunicações na tecnologia 3G e o pico de conexões à internet ocorreu entre as 14h30 e as 15h30, um pouco antes e durante a cerimônia de abertura. O uso da rede de dados se manteve em níveis elevados até o início da partida, às 17h. Na tecnologia 4G, foram registradas 285 mil comunicações de dados das 13h às 20h, o que representou 26% do tráfego total de dados. No Itaquerão, que tem 68 mil lugares, a cobertura indoor (formada por rede de fibras ópticas e 337 antenas) foi reforçada com 22 antenas móveis na área externa.

“A rede para chamadas telefônicas apresentou desempenho satisfatório, mesmo nos momentos de pico. O maior volume de ligações ocorreu entre as 13h e as 15h, demostrando um comportamento típico dos usuários em grandes eventos, em que o uso do celular para ligações de voz se dá de forma mais intensa na chegada ao local, enquanto o uso de dados é mais elevado no início do espetáculo”, avalia o SindiTelebrasil.

O Itaquerão é um dos seis estádios da Copa que não contam com estrutura de internet sem fio (wi-fi) pra os jogos do mundial, por falta de acordo entre as empresas de telefonia e as administrações dos estádios. Segundo o SindiTelebrasil, apesar do prazo de dois meses para a instalação de equipamentos, considerado curto, a infraestrutura de cobertura indoor montada pelas prestadoras no estádio permitiu o uso intenso dos serviços de telefonia e de conexão à internet móvel.

As operadoras de telefonia móvel também instalaram a cobertura indoor nos demais estádios que sediam os jogos da Copa do Mundo. Ao todo, 4.738 antenas fazem parte da infraestrutura interna de telefonia móvel e banda larga instalada, resultado de parcerias com as prestadoras Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo, que fizeram projeto único, com investimentos de R$ 226 milhões.

Os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala da qual parte uma rede de fibras ópticas que levam o sinal até pequenas antenas distribuídas ao longo de cada estádio para garantir cobertura nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso e estacionamentos internos. Para o atendimento da área externa dos estádios durante os dias dos jogos são usadas ainda 144 antenas móveis, numa média de 12 por estádio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.