05/07/2019 às 17h15min - Atualizada em 05/07/2019 às 21h18min

Sindicato aciona MPT alegando ameaça de proprietário de empresa de transporte público de Araçariguama

Sindicato informou que proprietário da empresa enviou uma mensagem de áudio aos funcionários ameaçando-os de demissão caso fizessem greve

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou que acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre uma alegada ameaça realizada pelo proprietário da Vertion Transportes, responsável pelo transporte público de Araçariguama. Segundo o sindicato, na noite de quinta-feira (04), o sindicato tomou conhecimento de que o proprietário da empresa enviou uma mensagem de áudio aos funcionários informando-os de que não irá pagar o salário deste mês na data correta e ameaçando-os de demissão caso fizessem greve.

O Jornal da Economia teve acesso ao áudio através de uma fonte que pediu que seu nome fosse preservado. No áudio, que o sindicato atribuí ao proprietário da Vertion, o homem afirma que ouviu que os trabalhadores estariam considerando a paralisação. “Estou ouvindo um zum-zum-zum de que vocês vão parar no sábado se não houver pagamento amanhã (sexta-feira). Não vai haver pagamento amanhã. Certo? E ai é o seguinte, eu quero que vocês parem. Vou mandar todo mundo embora por justa causa. A operação não vai parar”, diz o autor da mensagem, que diz que os funcionários estariam querendo "parar" a empresa a tempos.

Em nota sobre o ocorrido, o sindicato também informou que a empresa comunicou aos trabalhadores que não irá pagar o tíquete-refeição na data correta, que seria no quinto dia útil do mês e diante das alegadas ameaças procurou as autoridades.

“Diante desse evidente crime (a mensagem) contra a organização do trabalho, o Sindicato acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e está acompanhando de perto para verificar se a empresa realmente não irá pagar o salário nesta sexta-feira, 5º dia útil do mês, conforme determina o acordo coletivo de trabalho da categoria. Caso a empresa não efetue o pagamento do salário, os trabalhadores poderão entrar em greve já neste sábado, dia 6”, comunicou o sindicato.

O sindicato afirma que desde que assumiu o transporte em Araçariguama a Vertion tem colecionado irregularidades, mantendo os trabalhadores sem registro em carteira, pagando salário de micro-ônibus para motorista de ônibus convencional, não implantando plano de saúde e odontológico, não pagando corretamente cesta básica, além de outras situações que já provocaram greve na categoria. “Na ocasião, a empresa assinou acordo coletivo de trabalho e comprometeu-se a resolver todos os problemas até o final do mesmo mês, o que não ocorreu. O Sindicato manteve o diálogo e concedeu mais prazos para a empresa resolver os problemas, mas a situação só piora”, afirmou o sindicato.

 Entretanto os problemas aparentemente não se restringem apenas a cidade, já que a Prefeita de Araçariguama, Lili Aymar, realizou em meados de junho uma reunião de emergência com o proprietário da empresa Vertion, companhia que executa o transporte urbano do município, com o objetivo de questionar as falhas recorrentes na prestação do serviço a cidade. 

O Jornal da Economia entrou em contato com os representantes Jurídicos da Vertion Transportes para falar sobre as alegadas ameaças e apesar de nos comunicarem que um representante da empresa entraria em contato com nossa redação para falar sobre o caso, até o fechamento desta matéria ninguém nos procurou. Nossa  reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Araçariguama questionando se a administração local tinha conhecimento das alegadas ameaças aos trabalhadores municipais e qual foi o resultado da comissão criada para avaliar a situação da empresa na cidade,

A Prefeitura de Araçariguama informa que não tem qualquer conhecimento sobre o assunto. E que irá pronunciar-se apenas caso haja comprovação de que o áudio pertence realmente ao responsável pela empresa. “Não há ação cabível administrativamente para o fato até o momento, uma vez que trata-se de denúncia sem comprovação e assunto restrito a gestão da empresa”, completa a prefeitura.

Com relação a comissão formada para avaliar a atuação da Vertion, a administração municipal diz que a comissão concedeu prazo de 60 dias para que medidas de melhorias da prestação do serviço fossem efetivamente comprovadas e sentidas pelos usuários de transporte.

“Também intensificamos a fiscalização e notadamente houve cumprimento mais eficaz por parte da empresa. Dentro as ações propostas, a empresa se comprometeu a adquirir veículos mais novos que dentro em breve deverão fazer parte da frota, mesmo tal quesito não fazendo parte do contrato, ou seja, demonstrando tentativas de melhor servir a população”, diz a Administração Pública de Araçariguama.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.