02/07/2019 às 11h37min - Atualizada em 02/07/2019 às 11h38min

Vigilância Sanitária realiza ações preventivas contra a raiva em Araçariguama

Dois cavalos morreram com a doença na cidade

A vigilância Sanitária de Araçariguama informou que está realizando ações preventivas contra a raiva na cidade, através da coleta e envio de amostras de animais suspeitos de raiva ao Laboratório Pasteur.

Segundo o órgão da prefeitura, em maio deste ano, foram realizadas coletas em duas propriedades distintas e também constatado um óbito de equino atacado por morcego hematófago numa das propriedades coletadas.

“Destas análises, somente uma deu positivo para a raiva, na mesma propriedade onde o outro equino, também atacado por morcego, foi a óbito com os mesmos sintomas. Consideramos os dois animais positivos para raiva”, informou a vigilância ao salientar que, nos casos de raiva em herbívoros (cavalos, bois) é a Defesa Agropecuária do Estado de SP o órgão realizador de investigação e demais ações.

Devido ao resultado positivo para a raiva nos animais, a Defesa Agropecuária iniciou trabalho de identificação e controle das colônias de morcegos hematófagos em Araçariguama.

Confira abaixo algumas informações importantes sobre a raiva passadas pela Prefeitura Municipal.

A raiva é doença grave. A raiva mata. A transmissão ocorre pela saliva, em mordidas ou arranhaduras. É preciso cuidado. O morcego pode transmitir a raiva. Existem espécies de morcegos que se alimentam de maneira diferente: hematófagos (se alimentam de sangue); insetívoros (se alimentam de insetos), frugívoros (se alimentam de frutas), etc. O morcego também morre com a raiva, ou seja, ele também é vítima do vírus rábico. Quando um morcego hematófago ataca um cavalo, um boi ou outro animal, ele só transmitirá a raiva se estiver contaminado. Os morcegos tem importante função no ecossistema. Polinizam plantas, esparramam sementes, reduzem a quantidade de insetos. Em seu habitat, pouco interfere com nosso dia-a-dia. Porém, quando nos aproximamos desses habitats ou criamos ambientes favoráveis a eles se instalarem, aumentamos o risco de contato com esses animais. Forros mal vedados, casas abandonadas, frestas entre paredes podem servir de abrigo para eles. Procure orientação de seu veterinário sobre vacinas contra a raiva. A vacina é uma maneira muito eficiente de evitar a raiva. Cavalos e bois utilizam vacinas diferentes das dos cães e gatos. NÃO CAPTURE morcegos. Quando doente, ele voa com dificuldade ou fica caído no chão, inclusive durante o dia. Caso tenha problemas com morcegos, procure orientação e apoio na Vigilância Sanitária. (Rua Santa Cruz, 315 fundos).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.