21/06/2019 às 21h48min - Atualizada em 21/06/2019 às 21h51min

Nível de emprego na indústria regional apresenta variação positiva de 0,29% no mês de maio

Índice representa um aumento de aproximadamente 300 postos de trabalho

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

 

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) divulgaram nesta sexta-feira (14/6) o resultado da pesquisa de emprego do mês de maio de 2019. A região de Sorocaba, composta por 48 municípios, apresentou variação positiva de 0,29%, o que representa um aumento de aproximadamente 300 postos de trabalho.

Dados da pesquisa demonstram que no acumulado de 2019 a variação foi de 0,27%, o que equivale ao aumento de cerca de 250 vagas de emprego. Quando comparados os meses de maio de 2018 e 2019, o cenário é melhor, pois em maio de 2018 o resultado foi negativo em 0,61%. Já nos últimos 12 meses, o acumulado é de 0,23%, representando também um aumento de 250 postos.

Os setores da indústria que influenciaram positivamente o cálculo do indicador total da região no último mês foram: Confecção de Artigos  do Vestuário e Acessórios (4,21%); Máquinas e Equipamentos (1,32%); Produtos Químicos (1,06%) e Produtos Alimentícios (0,47%).

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o desempenho positivo do mês de maio é reflexo de novas empresas que se instalaram na região nos últimos meses.

“A região de Sorocaba é uma das mais bem preparadas do Brasil para receber novos investimentos de empresas nacionais e multinacionais. Isso porque oferece mão de obra qualificada aliada a uma infraestrutura excelente e boa qualidade de vida”, observa Syllos.

 A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais.

Segmentado por ramos de atividades, o estudo abrange 36 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.