18/06/2019 às 13h25min - Atualizada em 18/06/2019 às 13h25min

Aprender um novo idioma conectado também é coisa de adulto

Confira dicas de aplicativos e plataformas

- Fotos: Reprodução / internet
Fonte: Cambridge Assessment English

Aprender um novo idioma ou aprimorá-lo não é uma tarefa simples: exige muito foco, persistência e dedicação, ainda mais naqueles que são mais distantes da nossa língua materna, como o inglês. A importância de dominá-lo é cada vez maior no dia a dia das pessoas e indispensável para quem deseja estudar fora ou conquistar melhores posições no trabalho.

Aprendê-lo leva tempo e demanda empenho e força de vontade, mas não precisa ser algo chato!Atualmente estão disponíveis inúmeros jogos, aplicativos e plataformas que ajudam a assimilar o idioma de maneira mais leve e divertida.

Para você que está em busca de alternativas para treinar e desenvolver as habilidades na nova língua, Alberto Costa, senior assessment de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para exames de proficiência em inglês e preparo de professores, listou abaixo algumas dicas que contemplam cada uma delas:

Leitura

BeelinguApp

Disponível nos sistemas Android e iOS, o aplicativo é uma mão na roda na hora de treinar a leitura. Nele o usuário consegue acompanhar livros em inglês e português ao mesmo tempo, com os textos nos dois idiomas abertos simultaneamente no celular, possibilitando que haja uma comparação de palavras e termos usados. Além disso, a ferramenta também disponibiliza o recurso de ouvir uma narração do texto na língua inglesa. O acesso à algumas das obras é gratuito, mas outras mais populares como Aladdin e Alice no País das Maravilhas custam menos de R$4.

Escrita

Write&Improve

Construído por Cambridge English, o Write&Improve é um recurso voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível, que segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

É possível escolher entre os níveis iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana); intermediário (com temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea ou discorrer sobre o que acontece quando não há uma boa conexão com a internet); ou ainda avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

Compreensão auditiva

Podcasts

O listening é uma das partes essenciais para o aprendizado do inglês e também uma das mais delicadas no aprofundamento em função, por exemplo, dos diferentes sotaques. Essa habilidade está englobada na maioria dos aplicativos e plataformas que se propõe a estimular o aprendizado, mas há um recurso que pode ser um grande aliado: os podcasts em inglês. Para quem está começando, uma boa opção é o ESL Pod, programa criado por dois americanos (Jerry e Lucy) e totalmente em inglês! Eles conversam a respeito de assuntos corriqueiros e temais fáceis, sempre parando para explicar alguns termos utilizados. Além disso, eles têm uma linguagem e fala extremamente clara.

Pronúncia

Babbel

Não apenas para o inglês, mas para tantas outras línguas como o alemão, o francês e o italiano, por exemplo, o já popular Babbel contribui para uma evolução rápida da fala e com a comodidade de acessar de onde for mais conveniente. De forma gratuita o aplicativo permite que os usuários aprendam um novo idioma de maneira intuitiva. É possível baixar aulas em diversos níveis e treinar a pronúncia das palavras usando o reconhecimento de voz inteligente do programa.

Bônus para aprimorar a gramática

Quiz Your English

Para quem gosta de competições e quer melhorar e testar o idioma enquanto se diverte, o Quiz Your English é ideal. O aplicativo possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens e estilo de vida. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou contam com a opção de entrar em batalhas com gamers em diferentes países. Ao todo são cinco séries que incluem perguntas relacionadas com a gramática e o vocabulário voltados para atividades do dia-a-dia.

À medida que a pessoa avança de nível, ela ganha pontos para subir no ranking e moedas virtuais que podem ser trocadas por power-ups (poderes/vantagens) no jogo. É possível também analisar as perguntas e respostas de rodadas anteriores para verificar quais foram os erros e acertos e solicitar revanches. Para baixar, basta clicar aqui.

SOBRE CAMBRIDGE ASSESSMENT ENGLISH

Cambridge Assessment English é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge Assessment English são reconhecidos internacionalmente por mais de 20 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.