14/06/2019 às 00h00min - Atualizada em 14/06/2019 às 11h18min

Você sabe o que é preciso para ser um doador de sangue?

Doar sangue é uma ação importante e que pode salvar muitas vidas

Este mês é comemorado o Junho Vermelho, período de conscientização sobre a importância da doação de sangue. O Jornal da Economia estimula esta importante campanha através de informações e de parceiros comerciais que incentivam o público da região neste importante ato de vida.

Doar sangue é uma ação importante e que pode salvar muitas vidas. Porém muitas pessoas não sabem as informações básicas ou como passar por este procedimento tão importante. Confira abaixo algumas das perguntas mais importantes sobre a doação para que você também possa participar desta importante ação, que pode salvar inúmeras vidas. 

Quem pode doar?

Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, sendo que os menores de 18 anos devem apresentar um formulário de autorização assinado pelo responsável. O doador também deve ter um peso mínimo de 50 kg, estar descansado e alimentado.

Antes de doar, a pessoa passa por alguns procedimentos simples, como exames de sangue e o preenchimento de um pequeno formulário com informações confidenciais, passando por uma triagem e fornecendo informações de saúde para os funcionários do local.

Após a doação, o paciente recebe um lanche que deve ser coletado na cantina do posto de coleta. Um procedimento simples, mas que pode salvar inúmeras vidas.

Quem tem tatugem pode doar sangue?

Quem tem tatuagem pode, sim, doar sangue, desde que espere pelo menos um ano entre a data da tatuagem até a doação. Esse tempo é exigido como uma medida de segurança para as pessoas que vão receber o sangue, já que durante uma tatuagem, o possível doador pode ficar exposto a alguns tipos de doenças.

Onde eu posso doar?

Atualmente, o Brasil possui 32 hemocentros coordenadores e 2.033 serviços de hemoterapia, sendo que o hemocentro mais próximo da nossa região se localiza em Sorocaba, na Avenida Comendador Pereira Inácio 564, no Bairro Lajeado, próximo a rodoviária da cidade. As Doações podem ser feitas de segunda à sábado, das 7h30 às 12h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3332-9466 e o agendamento também pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo Time do Sangue, disponível para IOS e Android.

E o que eu preciso levar no dia da doação?

Apenas um documento original com foto.

Quanto tempo demora?

A coleta é rápida e leva em média de 8 a 15 minutos.

Quanto sangue é retirado?

São 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue?

Uma pessoa com cerca de 75 kg tem cerca de 5 litros de sangue circulando em seu corpo e nosso organismo não é prejudicado com a retirada do liquido necessário para doação. Na verdade, o organismo repõe e alcança os níveis normais de sangue em até 72 horas.

O procedimento oferece algum perigo?

A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco, já que os materiais utilizados, como a agulha e os cateteres, são descartáveis e o paciente passa por uma triagem antes de realizar sua contribuição.

Devo seguir alguma recomendação médica depois da doação?

Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia.

Quanto tempo eu tenho que esperar entre uma doação e outra?

Os homens podem visitar o banco de sangue a cada 60 dias, enquanto as mulheres devem aguardar três meses.

O sangue doado é usado para que?

O sangue obtido com doações pode ser usado em diversos procedimentos, como em ações de traumas e cirurgias, porém seus derivados como hemácias, plaquetas e plasma podem ser usados no tratamento de anemia, transplantes de órgãos ou procedimentos para tratar queimaduras


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.