28/05/2019 às 16h55min - Atualizada em 28/05/2019 às 17h01min

Departamento de Saúde confirma caso de gripe H1N1 em São Roque

Morador de Maylaski faleceu no último dia 19

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou nesta terça-feira (28), uma morte por gripe Influenza A (a conhecida H1N1) na cidade.

“Segundo o boletim epidemiológico, divulgado após conclusão do Instituto Adolfo Lutz, a vítima é um homem (JEB) de 49 anos, atendido na Santa Casa, que não resistiu e faleceu no dia 19/05. Não há como precisar onde a doença foi contraída”, informou a Prefeitura de São Roque.

Segundo a Vigilancia Epidemiológica, foram seguidas todas as orientações e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde em casos de H1N1, quanto ao monitoramento da doeça e orientações à família.

Até o momento, foram registrados no município 8 casos suspeitos, sendo que 6 com resultados negativos para H1N1, 1 caso positivo e um caso ainda aguardando resultado.

Até o momento a notícia não deve ser vista com preocupação por parte da população, entretanto de acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Daniela Groke, ela serve como um alerta a todos sobre as medidas de prevenção. “Com a chegada do inverno é necessário que cuidados como higienização das mãos, evitar locais de grande circulação e outros sejam redobrados. Estamos empenhados na imunização dos grupos prioritários e munido das documentações e medicações necessárias, para atender à população”, diz a profissional.

Sobre a vacinação contra gripe

A meta de imunização do grupo de risco está em 80% segundo a Prefeitura de São Roque. A Vigilância Epidemiológica concentra seus esforços na ação, tendo aberto medidas adicionais, como vacinar professores diretamente nas escolas. A Campanha segue até está sexta-feira (31). Nos dois últimos dias (30 e 31), o prédio da Vigilância em Saúde (ao lado da Praça da República) funcionará em horário estendido, até às 19horas, a fim de atender aquelas pessoas que trabalham e não têm tempo de ir em horário normal.

Gripe Suina

Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, a gripe H1N1 se tornou famosa quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Sendo uma mutação do virus da gripe, os sintomas e a transmissão da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum, entretanto o problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.