24/05/2019 às 16h40min - Atualizada em 24/05/2019 às 17h30min

Prefeitura encerra contrato com centro responsável por hemodialise em São Roque

Prefeitura Municipal encerrou a parceria celebrada com o CEMENE/ISDEM

Foto divulgação

A Prefeitura de São Roque informou que, por meio do Decreto Municipal nº9021, encerrou a parceria celebrada com o CEMENE/ISDEM (Instituto Sulamericano para a Promoção da Equidade no Desenvolvimento Sustentável e Multisetorial), para prestação de serviços na Unidade de Hemodiálise Municipal.

De acordo com o governo municipal, o encerramento deu-se por conta do vencimento do contrato e não interesse do Departamento de Saúde na renovação, em face das inúmeras irregularidades encontradas, incluindo ocorrência de infecção.

"No dia 02 de abril, a Vigilância Sanitária interditou a Clínica e foi nomeada “Comissão de Investigação de Infecção e Revisão de Óbitos” para analisar a possibilidade de contaminação no local. O primeiro relatório, embasado nas investigações demonstrou a presença de diversos agentes patológicos e exames realizados em pacientes resultaram em 21,3 % de positividade. Concluiu-se que as transmissões ocorreram por procedimentos inadequados, contaminação de insumos e equipamentos, veiculação pela água e outros. Também, que houve correlação entre as infecções detectadas e as inadequações apontadas pela Vigilância Sanitária, que culminou na interdição.

A Prefeitura trabalha agora na reintegração do prédio e adoção dos procedimentos legais para firmar novo convênio com centro especializado em nefrologia para retomar as atividades o mais breve possível. O trabalho da “Comissão de Investigação”, informou a prefeitura.

Pacientes

Os pacientes infectados foram ou estão sendo tratados. Eles também seguem com as sessões de hemodiálise em Itu, para onde foram encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela regulação de todas as vagas de Hemodiálise. A Prefeitura de São Roque continua fornecendo transporte aos pacientes.

o Jornal da Economia conversou com a Diretora de Saúde de São Roque, Daniela Groke, sobre o encerramento de contrato com a CEMENE e como fica a prestação do serviço de hemodialise na cidade. Confira 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.