25/05/2019 às 16h00min - Atualizada em 24/05/2019 às 14h58min

Prefeitura de Araçariguama informa casos de dengue na cidade e promove orientações

Seis casos vieram de outros municípios e três casos foram contraído na cidade

A Prefeitura de Araçariguama informa, através do seu departamento de Vigilância Epidemiológica e Secretária Municipal de Saúde identificaram onze casos confirmados de Dengue no Município, desde o início deste ano, sendo seis casos são importados de outros municípios e três caso autóctone (contraído na cidade).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o fato gerou preocupação a respeito da proliferação do mosquito vetor na região, que deve ser evitada para que não ocorra a transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. "Para tanto, é necessário que medidas de prevenção e controle sejam tomadas por toda a população. Além disso, pessoas que apresentam sintomas compatíveis devem procurar atendimento médico. O profissional de saúde deve notificar a vigilância a respeito de qualquer caso suspeito de maneira imediata", afirma Iriana Rodrigues, Secretária de Saúde.

Se atentem as pessoas que tenham passado os últimos 14 dias em áreas de transmissão e possa apresentar febre entre 2 e 7 dias, além de demonstrar duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantema, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retro orbital, petéquias, prova do laço positiva ou leucopenia. Toda criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, sem foco de infecção aparente.

Os possíveis sinais de alarme são; Dor abdominal intensa contínua ou dor a palpação do abdômen; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural ou pericárdico); sangramento de mucosas; hipotensão postural e/ou lipotimia; hepatomegalia; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito.

É todo caso de dengue que apresente um ou mais dos seguintes resultados: Choque devido ao extravasamento grave de plasma (taquicardia, extremidades frias e tempo de enchimento capilar ≥ três segundos, pulso débil ou indetectável, pressão diferencial convergente ≤ 20 mm Hg; hipotensão arterial em fase tardia, acumulação de líquidos com insuficiência respiratória; Sangramento grave, como: hematêmese, melena, metrorragia volumosa, sangramento do sistema nervoso central;

Segundo a prefeitura, agentes municipais estão trabalhando em toda a cidade, devidamente uniformizados e identificados, para atividades de delimitação de focos, ação que deve se estender aos finais de semana com o objetivo de identificar possíveis criadouros do mosquito vetor.

Com a ação, o Setor de Vigilância Epidemiológica solicita a cooperação da população para que possa ser realizado o maior número possível de visitas às residências, garantindo maior qualidade ao trabalho e, desse modo, promovendo maior segurança à saúde da população. Como o governo municipal já informou, os agentes estarão devidamente uniformizados e identificados e, na dúvida, a população pode entrar em contato com a prefeitura municipal para esclarecer dúvidas sobre as visitas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.