09/06/2014 às 15h08min - Atualizada em 09/06/2014 às 15h08min

Diretor do Sesi e Senai fala sobre o sistema educacional no Provocações

Walter Vicioni Gonçalves ainda discute sobre a diferença entre aluno e estudante. A edição vai ao ar na terça-feira (10/6), às 23h30, na TV Cultura

Antônio Abujamra recebe no Provocações da próxima terça-feira(10/6) o diretor  do Serviço Social da Indústria de são Paulo (Sesi-SP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Walter Vicioni Gonçalves. O programa da TV Cultura vai ao ar às 23h30.

Walter discute sobre a educação, um assunto que preocupa os brasileiros.  Ele ressalta que hoje o sistema educacional no Brasil é uma tragédia, o que resulta  num país sem cultura. “Um país  que não sabe escolher seus representantes, não vai conseguir identificar semelhanças e diferenças, é um povo que não sabe pensar e reagir à evolução rápida da sociedade”.

Ele explica o termo “pedagogia do exemplo”, de sua autoria. “É a importância do exemplo na educação. Muitas vezes, na escola, nós ensinamos, por exemplo, noções de trânsito. O aluno aprende regras e as escolas trabalham esse programa. Quando ele sai da escola, o pai ou a mãe ou o responsável está na fila dupla. É um contraexemplo. É uma coisa do tipo faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.

Outro ponto que Walter critica é sobre os pais que  acham que a responsabilidade de educar é da escola. Ele ressalta que muitos investem em excelentes colégios, mas não convivem com seus filhos. ”Na minha visão, eles têm terceirizado a educação na escola. Recentemente teve uma pesquisa do HSBC no mundo, que mostrou que os pais brasileiros são os que mais investem na educação dos filhos, que estão mais dispostos a colocar dinheiro nessa educação. E isso parecia ser uma conclusão muito boa, que na minha opinião não é, pois muitos não convivem com os filhos”.

Walter também aponta uma possível solução. “Eu entendo que hoje a educação valoriza muito a questão do direito à educação, e não do direito à aprendizagem”. Ele explica que é fundamental  reorganizar todo o sistema educacional, como  o desenvolvimento do currículo  que seja significativo para o aluno. “Um currículo  voltado para o pensar e a autonomia do estudante. O aluno é aquele que recebe, é um ser passivo. O estudante é o indivíduo que busca o conhecimento, que passa a ser ator e autor desse conhecimento”, finaliza.

Antônio Abujamra lê Boaventura Souza Santos.


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