14/05/2019 às 14h46min - Atualizada em 17/06/2019 às 12h07min

Modelo SaaS: a nova tendência entre as empresas

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Imagine viver em um mundo altamente conectado no qual a internet passa a oferecer todos os serviços de que mais precisamos. E sabemos que, por mais que pareça filme de iniciação científica, estamos caminhando para esse tipo de sociedade, não é mesmo?

 

Agora imagine que a sua empresa não precise instalar milhares de programas para operar, também não precise mais daquele batalhão de fios e estruturas físicas. Parece impossível? Mas não é! Com o modelo SaaS, diversas empresas têm otimizado os espaços e gastado muito menos com manutenção de serviços.

 

Não faz ideia do que seja o modelo SaaS, nem de como ele pode ser uma grande vantagem para a sua empresa? Nós reunimos algumas informações para que você conheça um pouco melhor sobre essa inovação que está revolucionando o mercado.

Entendendo um pouco sobre o SaaS

Antes de pensar nas vantagens do SaaS para o seu negócio, é importante entender bem o seu conceito.

 

Quando falamos de SaaS, estamos nos referindo a uma ideia que, em inglês, significa Software as a Service. Traduzindo para o português, teríamos a noção de um software, um programa computacional, que funciona como um serviço.

 

Esses softwares operam simplesmente com a conexão à internet, dispensando toda a estrutura dos antigos serviços, como instalações físicas com fios e cabos, por exemplo.

 

Dessa forma, o SaaS opera em cloud computing, ou computação na nuvem. O software fica armazenado na nuvem, e qualquer pessoa com acesso a internet e informações de login pode utilizá-lo.

O que é cloud computing

Este é um conceito muito conhecido atualmente. Basicamente, a computação na nuvem é quando armazenamos dados, como documentos e aplicativos, em um servidor e não apenas no computador.

 

Estar na nuvem significa que esse servidor não está em uma localização geofísica exata, ao contrário, ele pode estar em qualquer ponto do globo porque opera através da internet.

 

A chamada nuvem de armazenamento pode ser pública, privada ou híbrida. Dependendo da necessidade da pessoa ou da empresa quanto à segurança e ao espaço requerido.

Exemplos de Software as Service

Não faz ideia de como o SaaS pode funcionar? Tudo bem, mas com certeza você já o utilizou e, talvez, nem saiba. Quando você faz uma ligação através de redes sociais, como o Whatsapp, por exemplo, você está, na verdade, utilizando um SaaS.

 

Estas são ligações do tipo VoiP, isto é, entre dois IP’s. No entanto, essa ligação não é feita através da telefonia analógica, aquela que tem fios conectados a um telefone, mas sim, através de um sistema digital e de um software.

 

Quer um outro exemplo de SaaS? Você já deve ter visto que o seu email possui um espaço no qual você encontra diversos programas como os de edição de textos e os de edição de planilhas. Pois bem, para usá-los, você não precisa baixar nada. Basta que você tenha acesso à internet e os arquivos ficam salvos na nuvem.

Principais características do SaaS

O SaaS tem algumas características como, por exemplo, ser facilmente instalado e utilizado. Como o Software as Service está na nuvem, para utilizá-lo, basta que a pessoa tenha acesso à internet. Ou seja, o requisito básico é ter uma internet rápida, de banda larga.  

 

Outra característica do SaaS é ter uma interface simples, cujo objetivo é, justamente, facilitar a vida de quem o utiliza. Por isso, é muito acessível e com um pouco de treinamento qualquer pessoa fica craque na utilização das ferramentas.

 

Muitas empresas têm optado pelo SaaS já que é um sistema que otimiza os espaços e as funções, além de reduzir custos com a infraestrutura, por exemplo.

Vantagens do SaaS para o seu negócio

Uma das grandes vantagens do SaaS para as empresas é o baixo custo. Isso porque, por ser baseado em computação na nuvem, para implementá-lo não é preciso nada além de uma boa banda larga.

 

Além disso, o modelo SaaS também não exige que a empresa adquira um pacote de softwares. Só é necessário a assinatura de um plano que, geralmente, pode ser cancelado assim que a organização solicite, sem burocracias ou dores de cabeça.

 

Outra boa vantagem é a possibilidade de acessar os dados de forma remota. Isto é, não é necessário que a pessoa esteja na frente do computador em que o arquivo foi salvo para poder acessá-lo, ela consegue esse acesso através do servidor. Também com isso os dados ficam muito mais seguros, sem o risco de sofrerem danos.

 

Agora que você já sabe mais sobre o SaaS e o cloud computing, que tal implementá-lo em sua empresa?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.