Grupo UNIP-Objetivo traz temas como Inteligência Artificial, Robótica e entre outras

Assessoria de imprensa
Foto sobre "Grupo UNIP-Objetivo traz temas como Inteligência Artificial, Robótica e entre outras"
Creditos da imagem: Foto divulgação/ freepik

Temas como Inteligência Artificial, Robótica, Escola do Mar, Ensino a Distância, BNCC e representante do Google para a 26ª Bett Brasil Educar

Com atividades interativas e participação de alunos, diretores, coordenadores e professores, representantes de todos os níveis de ensino do Grupo conduzirão 16 palestras sobre os mais variados temas da atualidade: Ensino e Tecnologia; Inteligência Artificial, Base Nacional Comum Curricular; Eficiência da correção pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); Projeto Olímpico do Objetivo; palestra com representante do Google, entre outras atividades.

 

PUBLICIDADEJORNAL DA ECONOMIA JE

O Grupo UNIP-Objetivo está presente na 26ª edição da Bett Educar, maior feira de Educação da América Latina, que acontece de 14 a 17 de maio, no Transamérica Expo Center, das 9h às 19h. No estande (C140), serão apresentados vários destaques que chamam a atenção pela atualidade, inovação e pioneirismo. Além de atividades com alunos, serão proferidas 16 palestras (temáticas, datas e horários ao final deste).

 

ENSINO E TECNOLOGIA / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Durante a feira, o Sistema de Ensino Objetivo apresentará uma apostila “viva” de Inglês, que ficou batizada de Objetivo Talks.

O Objetivo Talks é um e-book desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo (CPT). Ele propicia que o aluno desenvolva quatro habilidades na língua inglesa: ouvir, falar, ler e escrever.

Voltado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, reúne as mesmas informações do material impresso, porém com atrativos de uma mídia digital – tão ao gosto dos jovens –, como jogos interativos e vídeos que facilitam o aprendizado do idioma.

Com este livro eletrônico, os alunos seguem seu próprio ritmo, já que podem ir e voltar aos tópicos de estudos e exercícios quantas vezes sentirem necessidade. Isso facilita o avanço de alguns e proporciona o estudo mais pausado de outros. O software ensina e ao mesmo tempo diverte o estudante, focando na gramática e no vocabulário, por meio de ampla interatividade, de jogos, como blocos, palavras-cruzadas, caça-palavras, balões, associando figuras com frases etc.

“Com o Objetivo Talks, o aluno deixa de ser apenas um espectador da aula e passa a atuar de forma ativa, enquanto o professor assume, definitivamente, o papel de orientador, ao demonstrar como acessar o conteúdo e executar as tarefas corretamente. O estudante de hoje em dia pensa e age de uma forma diferente, as aulas precisam ser dinâmicas e interativas. Eles não aceitam mais um conteúdo estático. Com o Objetivo Talks, podemos dizer que melhorou muito o aproveitamento dos alunos em Inglês”, explica o professor Almir Brandão, diretor do CPT UNIP-Objetivo.

Ainda com Almir Brandão, será apresentada a palestra “Assistente Virtual com Inteligência Artificial auxiliando o Professor”. Nesta proposta – que se associa ao Objetivo Talks, explicado acima –, o auxiliar virtual fica disponível na tela do tablet do aluno, de forma que ele possa utilizar esta ferramenta em sala de aula e também em casa. “A inteligência artificial nada sabe. Somos nós, professores, que vamos ensinando ao robô, que trabalha conforme as necessidades do aluno. Por exemplo, se um aluno tem dificuldade em algum tópico da matéria apresentada pelo professor físico, o robô complementa o ensino, mas no ritmo do aluno, no nível de dificuldade dele”, conta Prof. Almir.

A aula passa a ser personalizada, porém com mais dinamismo e interatividade. “O Objetivo Talks, como já dissemos, possui a característica desse novo sistema: se o professor que dá aula de Inglês não é nativo, ele  pode escolher a forma como quer ensinar, isto é, pelo inglês britânico ou americano. Ele ensina o robô as duas formas de pronúncia e o aluno pode escolher a que mais atende sua necessidade”, completa.

Já o diretor de Tecnologia do Grupo UNIP-Objetivo, Marcello Vannini, trará ao público da Educar palestras sobre Tecnologia, Ensino e Inteligência Artificial:

No estande serão ministradas duas palestras: “A importância da Tecnologia da Informação na evolução da Educação” e “O que a Inteligência Artificial proporciona para o Grupo UNIP/Objetivo”.

No Congresso, em 16/05, às 13h30: “Análise de Prioridades de Investimento e Tendência em TIC's para Transformação Digital na Educação”.

 

 

OBJETIVO É DESTAQUE NA COPA DO MUNDO DE ROBÓTICA (PRESENÇA DE ALUNOS)

O Objetivo cada vez mais é referência em olimpíadas de Robótica. Um dos grandes feitos dos alunos foi a conquista de medalha de Prata na Robocup, realizada no Canadá, em 2018. A Robocup é conhecida como a Copa do Mundo da Robótica.

Os alunos do Objetivo foram os únicos representantes do Brasil no nível “OnStage Advanced”, conquistando o 2° lugar e o prêmio de “Melhor Programação”, competindo com gigantes mundiais como Alemanha, Argentina, Canadá, Egito, França, Índia, Irã, Itália, Japão, entre outros.

OnStage é uma modalidade da Robocup em que humanos e robôs, sem ajuda de controles remotos, realizam uma apresentação envolvendo performance, dança e teatro.

 

ESCOLA DO MAR

Sempre com caráter pioneiro e inovador, não é de hoje que o Grupo UNIP-Objetivo tem entre suas linhas mestras a preocupação com a preservação ambiental. Em 1985, isso começou a se delinear com a introdução, pelo Colégio, da disciplina de Ecologia na grade curricular do Ensino Médio. Não tardou e, em 1988, foi criada a Escola do Mar.

Localizada em Angra dos Reis (RJ), a Escola do Mar está sediada em um casarão do século XIX, apropriado às diversas e intensas atividades propostas. Uma média de 32 alunos do Ensino Fundamental e Médio ficam hospedados por 6 dias, tempo para que possam realizar pesquisas e colocar em prática num barco-escola o que aprenderam em sala de aula. Os estudantes aprendem sobre Planctologia, Química da Água do Mar, Ecossistema, Aquacultura, Manguezal e as tão esperadas aulas de Mergulho.

As pesquisas acontecem em terra firme e no mar, sempre com o fim de colocar em prática e reforçar os ensinamentos teóricos da sala de aula. Os alunos aprendem a identificar as inter-relações de um ecossistema e os possíveis danos oriundos do desequilíbrio ecológico, ocasionado, por exemplo, pelo extrativismo vegetal ou pelas queimadas. Para tal, promovem-se caminhadas e coletas de material biológico. Também são ministradas noções de metodologia de pesquisa científica em campo, levando os alunos a desenvolverem um senso crítico-observador, com uma visão conservacionista do meio ambiente.

Tudo isso será apresentado em palestra pelos professores Carlos Freitas e Angela Noronha.

 

PROJETO OLÍMPICO OBJETIVO (PRESENÇA DE ALUNOS)

Quem no estande estiver, se encantará ao saber que o Brasil tem muito a apresentar em conhecimento dentro e fora do país na Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia e Astronáutica e na História: de forma vanguardista e visionária, lá atrás em 1999, o Objetivo criou seu Projeto Olímpico que, até os dias atuais, acumula mais de 7 mil medalhas, em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, conquistadas por seus alunos.

Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo, estará no estande falando sobre esse sucesso a alunos.

 

UNIP EAD
O ”EAD e sua importância para o Ensino Superior” será tema de palestra de Marcelo Campos, gerente nacional de Vendas e Trade Marketing de Educação a Distância da UNIP.

Os cursos da UNIP na modalidade a distância foram implantados em 2006. Hoje a “UNIP EAD” está presente em todo o Brasil, oferecendo 73 cursos: 41 de graduação e 32 de pós-graduação.

Na modalidade a distância, na UNIP, o conteúdo curricular é disponibilizado em plataforma digital e em material impresso. A interação com a tutoria é efetivada via internet ou por outro meio de comunicação. 

A cada 50 alunos é disponibilizado um tutor presencial. E há, ainda, uma equipe de tutores a distância, de plantão 24 horas, sete dias por semana.

O amplo suporte e investimento tecnológico garantem que todo o conteúdo educacional – integralmente digitalizado - possa ser acessado de qualquer local, plataformas e ambientes operacionais oferecidos pelo mercado, proporcionando efetivo aprendizado. 

Os cursos são oferecidos nos formatos SEI (Sistema de Ensino Interativo) e SEPI (Sistema de Ensino Presencial Interativo).

 

TRI - Teoria de Resposta ao Item

“Teoria de Resposta ao Item (TRI): O melhor método para avaliar os estudantes de maneira justa e objetiva” também será tema de palestra no estande do Grupo UNIP-Objetivo, com o vice-reitor da UNIP Prof. Fábio Romeu de Carvalho e o engenheiro Luiz Fernando Garcia.

A TRI não considera apenas a dificuldade inerente de cada questão e o número de acertos do estudante, mas se apoia também na coerência individual dos alunos em suas provas e no nível de dificuldade atribuído a cada item, por meio de fórmulas de estatística. Essa tendência, que já tem sido utilizada nos principais vestibulares e no ENEM, vem sendo aplicada no Objetivo.

 

PROGRAMAÇÃO UNIP – OBJETIVO

BETT EDUCAR 2019

 

 

Terça-feira – 14/05

EAD e sua importância para o Ensino Superior

Horário: 11h às 12h10       

Palestrante: Marcelo Campos Carvalho - Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing de Educação a Distância na UNIP.

 

Habilidades Socioemocionais: preparando os alunos para o mundo

Horário: 13h às 14h10

Palestrante: Profa. Dra. Valéria Batista – Professora de Pedagogia e de Psicologia da UNIP

 

Objetivo é resultado: o sucesso de nossos alunos em olimpíadas científicas

Horário: 15h às 16h10       

Palestrante: Prof. Ronaldo Fogo – Responsável pelos Cursos Especiais de Física do Objetivo

 

O que a Inteligência Artificial proporciona para o Grupo UNIP-Objetivo

Horário: 17h às 18h10

Palestrante: Marcello Vannini - Diretor de TI do Grupo UNIP-Objetivo.

 

 

Quarta-feira – 15/05

                    

A importância da Tecnologia da Informação na Evolução da Educação

Horário: 10h às 11h 

Palestrante: Marcello Vannini - Diretor de TI do Grupo UNIP-Objetivo.

 

Base Nacional Comum Curricular: agora é agir!

Horário: 11h10 às 12h20    

Palestrante: Profa. Dra. Sonia Bercito – Coordenadora Pedagógica do Objetivo

Como a BNCC impacta na construção dos currículos das escolas, que é a tarefa que deve ser cumprida no momento atual, já que em 2020 todas as escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental devem desenvolver seu trabalho a partir das diretrizes estabelecidas pela Base.

 

Escola do Mar: alunos do Sistema de Ensino Objetivo em contato com o Meio Ambiente

Horário: 13 às 14h10         

Palestrantes: Prof. Carlos Oliveira de Freitas e Profa. Angela Noronha

Carlos Oliveira de Freitas - Diretor da Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ).

Angela Noronha - Professora do Colégio Objetivo

 

Objetivo é destaque na Copa do Mundo de Robótica

Horário: 14h20 às 15h30

Palestrante: Prof. Caniloi Júnior - Coordenador de Informática e Robótica do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio do Colégio Objetivo.

________________________________________________________________

 

Objetivo Talks, aprendendo inglês de forma lúdica, interativa e no ritmo do aluno

Horário: 16h às 17h10       

Palestrante: Prof. Almir Brandão – Diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo

__________________________________________________________________

 

Quinta-feira – 16/05

 

Metodologias Ativas: O aluno como principal e maior responsável pelo processo de aprendizado

Horário: 10h às 11h

Palestrante: Profas. Mônica Valls e Lígia Freitas

Mônica Valls: Coordenadora de Informática da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano do Objetivo

Lígia Freitas: Coordenadora do Objetivo, unidade Teodoro

__________________________________________________________________

 

Precisamos falar sobre Inclusão Escolar

Horário: 11h10 às 12h20    

Palestrante: Profa. Dra. Ghislaine Gliosce - Diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UNIP e Coordenadora-Geral de Psicologia da UNIP

_________________________________________________________________

 

Teoria de Resposta ao Item (TRI): O melhor método para avaliar os estudantes de maneira justa e objetiva

Horário: 13h às 14h10       

Palestrantes: Prof. Dr. Fábio Romeu de Carvalho – Vice-Reitor da UNIP e

Luiz Fernando Toledo Garcia – Engenheiro

_________________________________________________________________

 

Escola do Mar: alunos do Sistema de Ensino Objetivo em contato com o meio ambiente

Horário: 15h às 16h10

Palestrantes: Prof. Carlos Oliveira de Freitas e Profa. Angela Noronha

Carlos Oliveira de Freitas - Diretor da Escola do Mar, em Angra dos Reis (RJ).

Angela Noronha - Professora do Colégio Objetivo

 

 

Assistente Virtual com Inteligência Virtual auxiliando o Professor

Horário: 17h às 18h10       

Palestrante: Prof. Almir Brandão – Diretor do Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo

__________________________________________________________________

        

Sexta – feira – 17/05

 

O que o Objetivo faz para desenvolver o talento de seus alunos – (POIT)

Horário: 11h às 12h10       

Palestrante: Profa. Dra. Christina Cupertino - Professora de Psicologia da UNIP, ministrando as disciplinas de estágio "Oficinas de Criatividade" e "Intervenções Psicoeducativas".

 

A Era Digital na Educação

Horário: 13h às 14h10       

Palestrante: Vicente Carrari – Head of Education Google

 

Curso Objetivo, aprovado!

Horário: 15h às 16h10  

Palestrante:  Profa. Vera Antunes – Coordenadora Pedagógica e de Geografia do Objetivo

 

_________________________________________________________________

 

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.