10/05/2019 às 16h49min - Atualizada em 10/05/2019 às 22h36min

Por que os podcasts são importantes no Marketing de Conteúdo?

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

Não é segredo para ninguém o quanto os sites e os blogs são elementos fundamentais para as estratégias de Marketing de Conteúdo. Mas você conhece realmente o potencial que esses meios possuem?

Os sites e os blogs conseguem reunir diferentes ferramentas de interatividade em um único espaço. Se você quer que o seu público leia o seu conteúdo, publique um texto e ainda complete-o com imagens.

Se você quer fisgar melhor o seu público, faça algumas postagens contendo vídeos. Caso você ache melhor que a sua audiência escute o que você tem para falar, utilize no seu blog os podcasts.

Hoje em dia os podcasts estão cada vez mais ganhando espaço no meio online. Inclusive o próprio Spotify já investe nesse formato e disponibiliza para os seus usuários podcasts dos mais variados assuntos.

Para quem ainda não sabe, podcasts são conteúdos produzidos em uma plataforma de áudio. Eles podem ser inseridos em blogs, sites e também compartilhados nas redes sociais.

De uma forma bem simples, podcast é como um programa de rádio na internet. Eles se tornaram tão populares e acessíveis diante do boom da tecnologia streaming, a mesma que impulsionou a popularidades dos vídeos e permitiu o nascimento do Youtube.


 

A importância dos podcasts em uma estratégia de conteúdo

Um bom projeto na web depende de vários fatores. Contar com uma boa hospedagem para seu site é um deles, já que ela garante uma boa performance para o seu site, mais uptime, segurança e espaço em disco.

Porém, é importante também pensar em estratégias para possibilitar que o público chegue até ao seu site ou blog.

Nesse caso, quando o assunto é estratégia de Marketing de Conteúdo, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é a utilização de canais de vídeos na web.

A popularidade deles é tanta que não é um exagero falar que, nesse exato momento em que você lê esse texto, várias pessoas estão com o smartphone em mãos assistindo a um vídeo online.

No entanto, os podcasts aos poucos estão conquistando o coração e os ouvidos dos mais variados perfis de público, por isso é um equívoco desprezá-los totalmente no seu Marketing de Conteúdo.

Sendo assim, veja abaixo algumas das vantagens que o seu público vai ter caso você invista na produção dos podcasts.

 

Versatilidade

Na era dos smartphones e tablets, o público terá a possibilidade de escutar o conteúdo do podcast onde e quando bem entender.

Além disso, mesmo com a tecnologia streaming permitindo que o podcast seja acessado via internet, é possível também em muitos casos realizar o seu download.

 

Variabilidade

Qualquer tipo de conteúdo pode ser produzido em um podcast. Hoje em dia, por exemplo, há programas para o público nerd e geek, há conteúdos acadêmicos, esportivos e de outros assuntos.

Enfim, seja qual for o conteúdo, ele pode ser divulgado em um podcast e assim agregar muito valor a sua estratégia de Marketing Digital.

 

Complemento

Um arquivo de áudio pode ser inserido no seu blog ou no seu site acrescentando e enriquecendo a informação de uma determinada mensagem. Ou seja, é fácil para o seu público acessá-lo.  

As razões para você utilizar um podcast no seu Marketing de Conteúdo

Quando pensamos em Marketing de Conteúdo geralmente imaginamos maneiras de criar o engajamento de uma marca, fidelizar clientes ou até mesmo divulgar algum produto, evento ou promoção.

Com um podcast você tem plenas condições de tornar o seu Marketing de Conteúdo mais eficiente para alcançar esses objetivos. Por isso, veja a seguir alguns dos motivos para você inserir esse formato na sua estratégia.

 

A fácil produção

 

Não é necessário entender de vários recursos e captação de som para a produção de um podcast. Dependendo do tipo do seu conteúdo e do seu público é possível gravar um programa até mesmo na sua casa.

No entanto, é claro que mesmo sendo feito em home studio, a qualidade deve ser prioridade e você deve estar atento para evitar a presença de ruídos externos e outros elementos que atrapalham a sua mensagem.

Por isso, o ideal é contar com um bom software de edição de áudio para assegurar a qualidade do seu podcast. Um deles é o Audacity, pois oferece vários recursos interessantes.

 

Utilizar como um infoproduto

 

Assim como você disponibiliza um e-book em um blog ou em uma landing page, você também pode disponibilizar um podcast.

Dessa maneira você pode oferecê-lo aos usuários por meio de um cadastro e assim captar novos leads.

 

Mostrar a sua autoridade no assunto

Se ter presença na web é importante para o Marketing de Conteúdo, um podcast pode ser muito útil.

Por meio dele você pode publicar conteúdos relevantes acerca do seu negócio e assim se tornar uma referência no assunto.

 

Conclusão

Na era em que o conteúdo se torna um bem precioso para quem quer posicionar uma marca, divulgar um produto ou captar leads, é importante investir em vários formatos. Um deles é o áudio.

Os podcasts são fáceis de produzir e o público pode consumi-los enquanto realiza qualquer atividade do dia a dia.

Portanto, quando você for montar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, veja se há um espaço para um podcast. E mesmo se não existir, arrume uma forma de incluí-lo em suas ações.

 


 


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