08/05/2019 às 14h02min - Atualizada em 08/05/2019 às 00h00min

Cartório Eleitoral de São Roque realiza plantão de Biometria neste sábado

Plantão acontece nos cartórios de 478 municípios

- Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa

O Cartório Eleitoral de São Roque, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 519, realizará neste sábado (11), das 8h às 13h, um plantão para o registro biométrico da população. A iniciativa faz parte de uma ação promovida pelos cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo, que realizarão os trabalhos de plantão em 478 municípios com o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, aumentar o número de pessoas com dados biométricos coletados.

Para maior comodidade dos eleitores, é indicado que se faça o agendamento para o cadastramento em processo simples e que pode ser realizado através deste link.

O Cartório Eleitoral de São Roque já havia informado que a realização dos cadastros biométricos estava abaixo do esperado, um dado preocupante visto que o eleitor que não fizer o seu cadastro nas cidades em fase de biometria obrigatória pode ter o título eleitoral cancelado. As datas de término do cadastro biométrico obrigatório variam entre agosto e dezembro deste ano (no caso de São Roque).

O plantão só não ocorrerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído, enquanto as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local.

 “Nas outras localidades em que haverá plantão, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto atendimento, no intuito de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente”, informou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.