02/05/2019 às 00h00min - Atualizada em 02/05/2019 às 00h00min

A importância dos cuidados bucais para a Fertilidade Feminina - Por Dr. Marasca

Assessoria de imprensa Foto: Divulvação

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o que as “tentantes”, ou seja, as mulheres que buscam uma gestação devem saber em relação à saúde bucal e a infertilidade.

 

Em primeiro lugar, a boca é realmente o centro de tudo e a porta de entrada do nosso organismo, então, qualquer foco infeccioso que a mulher tenha, em um dente,  por exemplo, por menor que seja, vai afetar diretamente sua fertilidade.

 

O que ocorre é que este foco vai provocar o aumento da defesa orgânica no sangue. E este aumento vai atrapalhar todos os processos, inclusive o da gestação e, antes, da concepção. Explicando melhor: o foco infeccioso predispõe o organismo a uma autodefesa não benéfica, desestabilizando todo o organismo.

 

Em meus consultórios, realizamos o Pré-Natal Odontológico, acompanhando esta gestante durante toda a gravidez. O período é bastante delicado: há uma alteração hormonal que facilita ainda mais as inflamações; por isso, o acompanhamento é tão importante, principalmente nesta fase da vida.

 

Para as “tentantes”, meu conselho é que procurem o dentista de confiança imediatamente e cuidem primeiro da saúde bucal, deixando a boca toda em ordem.

 

Para todos o que recomendo é que não se procure o dentista apenas quando se tem um problema e, sim, periodicamente. Há um protocolo em meus consultórios em que se fala de quatro em quatro meses. Trata-se do período ideal mesmo, sem exageros, já que prevenir é sempre melhor. Toda nossa saúde e equilíbrio dependem de pequenas atitudes.

 

Já recebi pacientes cujas queixas eram as mais diversas, inclusive com infertilidade, porém, resolvendo-se o foco infeccioso no dente, o organismo se estabilizava e os outros problemas  simplesmente desapareciam. Isso pode incluir até quadros depressivos!

 

Ainda não está convencido da plena importância da saúde bucal? São muitos os exemplos, mas agora vou falar sobre as dicas básicas de cuidado e higiene.

 

Uso de fio dental, escovas macias, pastas dental de preferência sem flúor fazem parte dos cuidados básicos. Não ignore a escovação da língua. E dê preferência a uma dieta saudável e prática de atividades físicas.

 

Quando for escovar os dentes, o ideal é que se aguarde pelo menos 15 minutos após a refeição, para que o PH da boca se estabilize. Por fim, deixe de lado os enxaguantes bucais, a não ser eventualmente. Balas para melhorarem o hálito podem piorar o quadro. Opte por produtos mais naturais e enxague a boca com água e bicarbonato de sódio.

 

Não deixe de se cuidar e visitar o seu dentista. Beba bastante água. Evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, principalmente entre gestantes e tentantes. E não espere os problemas se agravarem.

 

Para encerrar, digo que o Pré-Natal Odontológico das gestantes evita até futuras cáries no bebê. 

 

Espero ter ajudado e até o próximo Artigo!

Dr. José Milton Marasca


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.