29/04/2019 às 16h22min - Atualizada em 29/04/2019 às 00h00min

Vacinação de puérperas contra a gripe segue abaixo do esperado em Mairinque

Até o momento foram aplicadas 2669 doses da vacina

A Vigilância Epidemiológica de Mairinque informou que o número de vacinação contra a gripe de puérperas (período pós parto da mulher) segue abaixo do esperado, sendo esse um indicativo preocupante. “As mulheres ficam com a imunidade baixa após darem a luz. Nesse período, que se estende por aproximadamente 45 dias, as chances de contaminação pelo vírus influenza são altas, o que também pode ser transmitido aos bebês. Por isso é importante que as mulheres busquem essa imunização o quanto antes”, informou o Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro.

A notícia foi divulgada juntamente com os dados referentes à quantidade de vacinas contra a gripe (Influenza) aplicadas no município nas duas primeiras semanas da Campanha. Ao todo foram aplicadas 2669 doses, sendo 800 em crianças, 1.174 em idosos, 217 em gestantes, 354 em pessoas com alguma comorbidade, 96 em professores, e 28 em puérperas (mulheres que acabaram de se tornar mães).

O Chefe da Vigilância ainda lembra que no próximo dia 04 de maio ocorrerá o Dia de “D” Vacinação Contra Gripe, data em que a campanha é intensificada em todos os Postos de Saúde do município. “Teremos o Dia de ‘D’ Vacinação no próximo sábado, então você que conhece alguém que faz parte do grupo de risco, explique a importância de buscar essa imunização. Pessoas pertencentes a esse grupo são mais propensas a contrair a influenza, o que pode desenvolver doenças mais sérias e, em casos extremos, levar a óbito”.

O grupo de risco é composto por crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, professores da rede pública e privada, profissionais de saúde da rede pública e privada, portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de Diabetes Tipo I e II, Obesos, Transplantados, Imunossupressores e Portadores de trissomias.

Todos os Postos de Saúde de Mairinque possuem doses para aplicação, atendendo das 7h às 16h durante a semana. A Campanha Nacional Contra a Gripe termina no dia 31 de maio.

A Vigilância Epidemiológica de Mairinque está localizada à Avenida 27 de Outubro, nº 149, Vila Sorocabana. O telefone de contato é (11) 4708-3574.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.