26/04/2019 às 14h38min - Atualizada em 26/04/2019 às 00h00min

Ação no Iguatemi Esplanada mobiliza população para atuar como famílias socializadoras de cães-guias

Parceria entre o Instituto Magnus e o Shopping Iguatemi Esplanada reforça a importância do treinamento desses cães

Assessoria de imprensa Foto: divulgação

Dados do Ministério da Saúde divulgados em 2015 apontam que 7 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência visual no Brasil. Destas, cerca de 1 milhão necessitam de auxílio para locomoção e atividades rotineiras. No entanto, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, estima que existam apenas cerca 160 cães-guias espalhados pelo país.

 

Para tentar reverter este cenário, o Instituto Magnus, em parceria com o shopping Iguatemi Esplanada, levará cães-guias para uma ação de solidariedade e empatia para mobilizar o maior número possível de famílias para que sejam voluntárias na socialização de cachorros que se tornarão cães-guias. A ação acontece neste sábado, 27 de abril, das 16h às 20h, na Ala Sul, próximo à Casa do Pão de Queijo.

 

De acordo com o Instituto, Magnus, organizador do evento, a ação será interativa e contará com um game com perguntas e respostas sobre os cães-guia, distribuição e brindes e diversas atividades para que o público possa mostrar seu conhecimento sobre o trabalho dos cães. “A proposta é tirar dúvidas da população sobre os cães-guias, conscientizar a sociedade sobre a importância deste trabalho e ainda fazer o cadastro de pessoas interessadas em se tornarem famílias socializadoras”, explica Caroline Fidêncio, do Departamento de Marketing do Instituto.

 

Como funciona o trabalho da Família socializadora

 Antes de serem treinados para o trabalho, esses cachorros precisam de uma preparação: aos três meses eles são adotados por famílias para que possam ser socializados: visitar parques, shoppings, conhecer pessoas e estarem familiarizados com situações do dia a dia, como lazer, viagens, transportes públicos e convivência com o maior número de pessoas. Depois, com cerca de um ano e meio, eles retornam ao centro de treinamento, onde aprendem os comandos para assumir seu papel fundamental junto à pessoa com deficiência visual.

 

Embora não tenham custo algum, já que todo cuidado veterinário e alimentação são cedidos pelo Instituto Magnus, há poucas famílias voluntárias disponíveis. O que elas precisam doar aos cães é apenas amor, tempo e paciência para seguirem uma série de procedimentos orientados por especialistas e principalmente passar grande parte do dia com os cães. Isso é fundamental para que a socialização seja feita da maneira correta pessoa com deficiência visual receba um animal capacitado a guiá-lo em todas as situações.

 

Serviço:

Ação social de mobilização de famílias socializadoras de cães-guias

Data: 27 de abril

Horário: 16 às 20h

Local: Ala Sul, próximo à loja Casa do Pão de Queijo

Gratuito

 

Endereço Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 - Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 - Altos do Campolim - Sorocaba

 

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.