22/04/2019 às 10h38min - Atualizada em 22/04/2019 às 00h00min

'Não há razão para pânico', diz Prefeitura de Mairinque sobre caso de meningite na cidade

Palestra será realizada para instruir os pais e moradores do Jardim Vitória

- Fotos: Divulgação
Da Redação

A Prefeitura de Mairinque se manifestou novamente sobre o caso de meningite bacteriana que resultou na morte de um estudante do bairro Jardim Vitória, no último dia 07.  Após divulgar o ocorrido, o governo mairinquense informou que não há razão para preocupação, pois o caso teria sido isolado, não oferecendo riscos para os demais membros da população municipal. 

De acordo com a prefeitura, a vítima da doença foi atendido no Pronto Atendimento Municipal com suspeita de picada de animal peçonhento, sendo transferida em seguida ao Hospital Regional de Sorocaba, aonde veio a óbito. Para apurar o caso, a Vigilância Epidemiológica encaminhou amostras ao Instituto Adolfo Lutz Central de São Paulo, recebendo os resultados confirmatórios na segunda-feira (15).

"Antes mesmo da confirmação, foi realizado o bloqueio íntimo da família da vítima, seguindo o protocolo das meningococcemias, respaldado pelos órgãos competentes referentes a esta patologia. Esse foi um caso isolado e não há razão para pânico, uma vez que todos os cuidados com relação à família da vítima foram tomados e que, conforme os órgãos de saúde, aproximadamente 10% da população é portadora dessa Neisseria (bactérias) nas vias aéreas superiores, mas não adoecem", informou a prefeitura Municipal.

Nesta terça-feira (23), a Escola Municipal Prof.ª Maria Lúcia de Almeida Lucca Bittencourt realizará uma palestra para instruir os pais e moradores do Jardim Vitória sobre os cuidados que devem ser tomados quanto à doença. A Secretaria de Saúde de Mairinque reco,emda que os pais façam o acompanhamento junto aos Postos de Saúde e mantenham a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes em dia.

O que é?

Meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica, é a inflamação causada por bactérias que atinge as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Mais de 80% dos casos de meningite são provocados por infecção bacteriana. A transmissão da doença é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). 

Os principais meios de prevenção da meningite são bons hábitos de higiene, como por exemplo, sempre lavar as mãos, não utilizar copos e talheres antes de serem lavados, ao tossir proteger a boca com o dorso (“costas”) da mão, dormir bem e se alimentar corretamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.