15/04/2019 às 19h15min - Atualizada em 24/05/2019 às 16h57min

Reunião no Ciesp Sorocaba discutiu impactos da Indústria 4.0 nas organizações

Assessoria de imprensa

“Você sabe o significado de V.U.C.A.? Esta sigla define o atual cenário no mundo dos negócios: Volatilidade, Incerteza (Uncertainty), Complexidade e Ambiguidade”. Com esta afirmação o professor Daniel de Carvalho Luz iniciou sua palestra na Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), cujo tema foi “A importância e o papel da cultura organizacional e sua eficaz implementação na Indústria 4.0”. O evento foi realizado no dia 28 de março, durante reunião plenária da entidade.

 Carvalho Luz, que é especialista em Gestão de Pessoas e Transformação Cultural, destacou que a quarta revolução industrial é um tema que está no radar de muitos profissionais, pois se trata de uma convergência entre os mundos físico e virtual que está reformulando a economia global e as sociedades como um todo.

 “A capacidade de adaptação a diferentes cenários é uma das principais competências que os profissionais precisam ter para se adequarem em um mundo onde o trabalho está sempre em mutação. Um exemplo disso é a chamada economia GIG, onde o que predomina é o trabalho freelancer. Este tipo de demanda se intensificou nos últimos anos impulsionado por empresas como Uber, Airbnb e Amazon”, explicou o palestrante.

 O especialista observou que como as pessoas estão vivendo na quarta era da humanidade, a tecnologia está mudando o estilo de vida de todos. “Tivemos mudanças significativas nos últimos dez anos e algumas empresas como o Google, a Apple, o Facebook e a Amazon foram influenciadores das mudanças de hábitos da sociedade”, disse.

 Segundo Luz, na era digital o que vai diferenciar as organizações na retenção de talentos é o fato de colocar as pessoas em primeiro lugar. “Pesquisas indicam que 81% dos funcionários querem oportunidades para crescer no quesito pessoal e profissional. Um RH mais efetivo irá investir na recolocação dos talentos internamente e na requalificação dos profissionais, identificando os papeis que serão mais impactados pela nova cultura organizacional”, observou.

 O palestrante também destacou as características dos profissionais que terão sucesso na nova economia 4.0. “São necessárias algumas habilidades para se destacar em um mundo em mudanças, tais como: criatividade, colaboração, curiosidade, empatia, entre outras. Essas habilidades pessoais aliadas ao conhecimento técnico e a um alto nível de conhecimento dos conceitos de Tecnologias da Informação e Comunicação são características essenciais para os profissionais do futuro”.

 Neste contexto surge a geração perennials, em contraponto à tendência de categorizar as gerações por idade. “Este conceito inclui pessoas de todas as idades que acompanham o que está acontecendo no mundo, são atualizados tecnologicamente e continuam curiosas, confiantes, colaborativas e assumidoras de riscos”, concluiu Luz.

 Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a sociedade como um todo deve acompanhar a velocidade das mudanças. “A quarta revolução industrial vai impactar não somente a relação empregador e empregado, mas também todo sistema de educação, o comércio, serviços e relação de consumo. A partir de 2020 teremos mais de 4 bilhões de pessoas conectas e a prioridade das organizações passam a ser investimentos em inteligência de dados, digitalização, cooperação entre fornecedores e parceiros, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, ou seja, o futuro já chegou”,  completou Syllos.

 Na ocasião, ocorreu ainda a reunião do conselho DEPAR (Departamento de Ação Regional da FIESP), na qual foi apresentado o agente de Relações Institucionais da nossa região, Gastão Lima Pott.

 Também estavam presentes no evento os representantes do SESI, Júlio Cesar Martins; do SENAI, Jocilei Oliveira; do SEBRAE, Alexandre Martins e da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Sérgio Reze.

 Mensalmente o Ciesp Sorocaba realiza eventos e palestras sobre temas de interesse da industria regional. Para acompanhar a agenda, acesse www.ciespsorocaba.com.br. O Ciesp Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista. Outras informações pelo telefone (15) 4004-2900.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.