02/04/2019 às 15h50min - Atualizada em 03/04/2019 às 00h00min

Centro de Hemodiálise de São Roque é interditado por suspeita de infecção

Pacientes serão transferidos para outros centros

- Da Redação: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa

A Vigilância Sanitária de São Roque interditou a Unidade de Hemodiálise do Município, por suspeita de contaminação, na tarde desta terça-feira (02). Segundo o Chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Francisco Cruz, a interdição do prédio e, consequentemente, a paralisação do serviço de hemodiálise municipal, ocorreu após a realização de uma vistoria conjunta entre órgãos regionais de de vigilância sanitária. “Esta medida é necessária pois foram encontradas irregularidades que comprometem risco na assistência aos pacientes que são atendidos no local”, informou Francisco.

O auto de interdição foi emitido ao Centro Médico e Nefrológico (CENEME), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que gerencia a Unidade que oferece atendimento pelo SUS.

De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Francisco Cruz, a situação foi levada aos grupos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica (GVS/GVE – Sorocaba) para a realização de uma inspeção local, a fim de chegar à identificação da infecção. A Prefeitura de São Roque, por meio da VISA, também conduzirá uma investigação interna para apurar responsabilidades e providências a serem adotadas.

“Essa medida de interditar do local tem o fim de garantir que todos os protocolos de prevenção e controle de infecções e de segurança do paciente sejam rigorosamente cumpridos”, afirma Daniela Groke, chefe da Divisão de Saúde da Prefeitura.

Os 52 pacientes renais crônicos que residem em São Roque e que recebiam atendimento no local serão conduzidos ao centro de atendimento da região até a desinterdição, tendo o transporte garantido pela prefeitura. Os outros municípios que utilizam os serviços da Unidade também já foram notificados para adoção das providências.

 “A Vigilância Sanitária só vai autorizar o retorno dos serviços quando tivermos 100% de segurança que todos os procedimentos foram adotados e descartarmos qualquer risco aos pacientes”, afirma o chefe da Vigilância.

Interdição preventiva

O Jornal da Economia entrou em contato com a administração do hemocentro e fomos informados que a interdição ocorreu em caráter temporário para averiguações, pois está ação ocorre quando surge qualquer suspeita de qualquer quadro infeccioso no local, que somente volta as suas atividades quando averiguado que os pacientes poderão retornar aos seus atendimentos com total segurança.

Com relação a notícia sobre mortes no centro, fomos informados que nenhum paciente veio a óbito nas dependências do local durante o tratamento, entretanto todo óbito de pacientes que são atendidos pelo central de hemodiálise são reportados pelo centro, mesmo que a morte não tenha ocorrido no local.

Segundo a central de hemodiálise, esta é uma ação necessária para o próprio controle das ações do centro e mesmo assim, todos os óbitos de pacientes que vieram a falecer e que eram atendidos no local serão analisados.

Ainda não existe data para que o centro volte as suas atividades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.