25/03/2019 às 15h21min - Atualizada em 25/03/2019 às 15h21min

Mulher na ciência é tema de roda de conversa na UFSCar

Evento que acontece nesta quinta-feira, dia 28 de março, é gratuito e aberto ao público

Assessoria de imprensa

Em comemoração ao mês da mulher, acontece nesta quinta-feira, dia 28 de março, no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a roda de conversa "O espaço da mulher na Ciência". O evento é organizado pelo Centro Acadêmico da Física (CAFis) "Max Planck" e pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, da Instituição, e terá a participação de Selma Luiza Silva, pesquisadora do laboratório de Materiais Nucleares de Aramar, e de professoras do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da Universidade.
O objetivo é discutir e chamar a atenção das estudantes, principalmente na área das Ciências Exatas, sobre a necessidade das mulheres buscarem espaço no universo científico, vencendo os padrões e estereótipos ainda vigentes. Será um momento para troca de experiências entre mulheres profissionais de instituições de pesquisa e acadêmicas acerca das dificuldades encontradas no dia a dia e das maneiras de superá-las. A roda de conversa também pretende fomentar a discussão com o público masculino sobre formas de garantir a igualdade de tratamento entre os gêneros no meio científico e acadêmico.
"Eu vejo que as mulheres vêm alcançando degraus de excelência na carreira com a mesma propriedade e qualidade que os homens, porém ainda em quantidade muito reduzida em relação a de homens pesquisadores. O número de mulheres que obtém premiações, por exemplo, é muito menor do que o de homens, porque o número de cientistas mulheres é muito menor", compara a professora Adriana de Oliveira Delgado Silva, do DFQM-So e Coordenadora da Licenciatura em Física do Campus Sorocaba da UFSCar.
Para ela, o maior desafio das mulheres é conciliar vida pessoal e profissional pois, historicamente, as atividades domésticas e o cuidado com os filhos foram e são atribuídos às mulheres. "Outro desafio é desconstruir esse padrão histórico de organização familiar e social, no qual o 'lugar da mulher' é em casa, cuidando da família", destaca Silva.
A roda de conversa é aberta ao público, gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. O encontro será a partir das 19 horas no auditório do Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS) do Campus Sorocaba da UFSCar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.