Como prestar um atendimento eficiente e sem erros?

Por Mário Rodrigues
Foto sobre "Como prestar um atendimento eficiente e sem erros?"

Que errar é humano, nós já sabemos. O problema maior é persistir no erro e não fazer absolutamente nada para mudar. No mundo das vendas, esse é um grande desafio, já que cada pessoa atendida é um universo diferente a ser explorado e cometer um erro pode ser crucial para que o cliente nunca mais queria voltar na sua loja.

 

Mas como podemos realizar um atendimento eficaz e minimizar os erros, chegando praticamente a zero? A resposta envolve muito treinamento e “CHA” (C é de conhecimento, H de habilidade e A de atitude). É preciso treinar o vendedor para que ele tenha conhecimento do que é correto e da ciência do relacionamento e da venda; treinar repetidas vezes os exercícios para desenvolver habilidades; e oferecer fatores motivacionais para que o vendedor possa tomar uma atitude correta no momento da negociação, para evitar assim, um possível erro.

 

O primeiro passo na evolução e no desenvolvimento de um bom atendimento, é sem dúvida, a consciência. Antes de conhecer o cliente, é importante ter autoconhecimento e trabalhar a inteligência emocional. É preciso ficar atento a possíveis falhas e segurar o impulso, colocando sempre na frente à ciência e a habilidade para melhor atender.

 

Outro ponto fundamental para um atendimento eficaz é estudar sobre o assunto o qual se está trabalhando. Em um mundo onde todos querem resolver os problemas sozinhos, sem intervenções de terceiros, a entrada do vendedor só se dará se ele mostrar ao cliente uma certa autoridade sobre o assunto em questão. Quanto mais o vendedor tiver o domínio e segurança do que está falando, mais credibilidade ele passará, e acabará por fidelizar o cliente.

 

 

* Mário Rodrigues é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - www.ibvendas.com.br

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.