15/03/2019 às 10h56min - Atualizada em 15/03/2019 às 10h56min

15/3 é o "Dia do Consumidor" e as pessoas com deficiência também precisam ser lembradas como consumidores

Carolina Ignarra, sócia fundadora da Talento Incluir

Assessoria de imprensa

É importante lembrar que as pessoas com deficiência também têm direito ao consumo. De acordo com dados do IBGE, mais de 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência e esse público vêm conseguindo espaço no mercado de trabalho, consequentemente aumentando seus poderes de compra.

No entanto, as barreiras para o consumo são inúmeras enquanto isso, as pessoas com deficiência aumentam seu poder aquisitivo, mas a acessibilidade para as compras não evoluiu.

As lojas físicas ainda não apresentam acessibilidade estrutural (calçadas, rampas, informações adequadas) e nem funcionários preparados para atender apropriadamente as pessoas com deficiência. Os problemas vão desde o atendimento pessoal até, por exemplo, provadores sem espaço para cadeiras de rodas.

No comércio eletrônico as barreiras são ainda maiores. Sites de compras sem qualquer acessibilidade para quem tem deficiência visual, por exemplo.

No setor de Turismo, as pessoas com deficiência estão carentes de opções acessíveis e preparadas para recebê-las, mesmo com a alta demanda que esse público tem gerado, em virtude do crescente poder aquisitivo, com o aumento da participação no mercado de trabalho.

Para falar desse tema, gostaria de sugerir uma entrevista com Carolina Ignarra, cadeirante e sócia fundadora da Talento Incluir, uma consultoria que já viabilizou empregos e treinamento a mais de 13 mil pessoas em 10 anos de atuação.


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