01/03/2019 às 14h12min - Atualizada em 01/03/2019 às 00h00min

Que ações estão sendo tomadas para acabar com os alagamentos no centro de São Roque?

JE procurou o governo são-roquense para saber o que está sendo feito para acabara com os alagamentos em avenidas municipais

São Roque tem sofrido com alagamentos durante este período de chuvas que ocorre desde o início do ano, porém além de situações nas regiões periféricas ou próxima a rios, avenidas centrais da cidade também tem sofrido com alagamentos. Durante as chuvas ocorridas na última segunda-feira trechos das avenidas João Pessoa, Antonino Dias Bastos, Tiradentes e Brasil, ficaram alagadas, trazendo complicações e até mesmo risco a motoristas devido ao aumento da probabilidade de  ocorrer uma aquaplanagem (quando o carro passa por um lençol de água e perde contato com o solo).

Além da água sobre o asfalto as chuvas também geraram outras situações impressionantes, como a escadaria que liga as avenidas João Pessoa e Antonino Dias Bastos, que se transformou numa verdadeira cachoeira. Infelizmente estes não são casos isolados, já que algumas vias, como a Tiradentes, já tem um histórico de alagamentos antigos.

A Prefeitura de São Roque tem divulgado diversas ações para impedir alagamentos na cidade, principalmente com o desassoreamento de rios, porém, com exceção da Antonino Dias Bastos, os trechos alagados nas avenidas não se encontram próximos a correntes de água o que aparentemente mostra um problema na captação da água da chuva na região central da cidade. 

Nossa redação entrou em contato com a prefeitura para questionar porque os alagamentos têm ocorrido e que ações tem sido realizadas  para evitar estas situações.

Segundo a Prefeitura de São Roque, o Departamento de Obras Municipal está intensificando todos os serviços de capina, roçada e limpeza para desobstrução de sarjetas e canaletas nas vias municipais, além da limpeza das galerias de águas pluviais e bocas de lobo para o escoamento das águas. Em vários pontos será trocado a tubulação existente, aumentando o diâmetro e consequentemente sua vazão.

“Com relação a Av. João Pessoa,  todas as tubulações estão sendo verificadas para resolução dos problemas”, informou a Prefeitura.

Avenida São Roque continua com problemas

Na semana passada nossa redação falou sobre a situação da Avenida São Roque, que segundo moradores passou a alagar no cruzamento com a Rua Tenente Siqueira Campos, após uma ação realizada pela Prefeitura em uma vala entre as vias. O governo são-roquense informou que a obra na vala não causou o alagamento e que seria realizado um “sargetão” na via para solucionar o problema. Entretanto até o momento nada foi feito e com as chuvas desta semana novamente algumas casa e comércios sofreram com a situação e uma das residências ficou alagada, causando grandes prejuízos aos moradores. 

População também deve contribuir

Nossa redação também recebeu informações de que infelizmente muito lixo tem sido encontrado nos rios, bueiros e bocas de lobo do município, o que invariavelmente contribui para o alagamento de setores da cidade. Segundo a prefeitura a informação procede, sendo importante que a população tome cuidado com o descarte de lixo.

“A Divisão de Meio Ambiente chama a atenção para o descarte correto do lixo, a fim de amenizar esse tipo de problema. Também orienta quanto à colocação do lixo nas ruas apenas nos dias e horários de coleta”, finaliza a prefeitura.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.