22/02/2019 às 16h30min - Atualizada em 22/02/2019 às 15h52min

Disney e o poder de preço de um bom modelo de negócio

Assessoria de imprensa
Foto divulgação/internet

Por André Kim, sócio e analista de Investimentos da GEO Capital

Você sabe o que é poder de preço? Para quem investe, pode ser considerado um pilar importante na hora de classificar as empresas em relação à qualidade do modelo de negócio. De forma resumida, trata-se de uma competência da empresa de proteger a sua rentabilidade operacional, que pode ser representada por meio da precificação de seus produtos e/ou serviços.

Para explicar melhor esse conceito, vamos usar a Disney como exemplo.

No mês de janeiro, saiu uma notícia dizendo que a Disney aumentará o preço dos ingressos num valor acima da inflação americana. Para os bilhetes de alta temporada, esse reajuste será de aproximadamente 10% em dólares. Curiosamente, a empresa já está acostumada a fazer esses aumentos de preço e, ainda assim, suas vendas de ingresso e de consumo nos parques continuaram crescendo ao longo dos últimos anos.

Em 2018, o público mundial de seus parques aumentou por volta de 4% e o valor dos gastos por visitante dentro dos parques subiu 6%. Isso é fruto das decisões do time de gestão da empresa, afinal, a Disney tem investido muito na aquisição de novas empresas e na ampliação de sua biblioteca de personagens, que se traduz em novas atrações nos parques temáticos detidos pela companhia.

Na minha avaliação, a Disney é uma empresa com ótima capacidade para monetizar seus conteúdos por meio de diversos canais: seja pelos brinquedos e bonés vendidos em lojas, passando por lançamentos de filmes e séries, além de atrações em parques temáticos.

Essa competência de impor seus preços e continuar com margens estáveis é o que chamamos de poder de preço. Tendo essa característica presente em sua atuação, é um passo inicial para considerar que uma empresa possa ser de qualidade e caracterize-se como um modelo de negócio vencedor ao longo do tempo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.