14/02/2019 às 10h25min - Atualizada em 14/02/2019 às 00h00min

Dicas para economizar com o aluguel de automóveis nas férias

Assessoria de Imprensa Foto: Unsplash

Alugar um carros para as suas férias pode ser caro, mas muitas vezes é uma parte necessária da viagem. Assim como com as passagens aéreas ou as tarifas de hotel, as taxas de aluguel de carro podem ser um pouco obscuras, com valores não muito claros e multas escondidas, deixando a tarefa de organizar e economizar ainda mais complicada. Embora possa ser difícil estimar e prever todos os gastos envolvidos no aluguel de carro durante as férias, ainda existem algumas dicas e conselhos que podem ajudar a economizar sem grandes esforços ou ajustes em seu plano de viagem. 

Seja flexível com os locais

Os preços no seu destino de origem podem variar bastante de uma loja à outra. Muitas vezes, é mais barato alugar um carro ao lado do aeroporto em vez de fazê-lo em uma estação de trem, por exemplo. Mesmo dentro da cidade, os preços podem variar muito de um bairro a outro. Caso seja necessário um carro já na chegada ao aeroporto, a maioria das locadoras fora do local oferecem um serviço de traslado gratuito do terminal até a loja e muitas delas estão a apenas cinco minutos de distância. Esses pouco minutos podem significar uma grande diferença de preço. Há buscadores de aluguer de carros que incluem uma grande variedades de agências e veículos para testar diferentes cenários, com entrega no mesmo local ou em uma loja diferente. Estes buscadores costumam ser uma boa fonte na hora de encontrar os melhores preços e, normalmente, já incluem as taxas de seguro no preço total, evitando assim um susto na hora de pegar o carro. 

Fonte: Pixabay

Outra dica a ser ter conta são os opcionais. O GPS, por exemplo, pode ser substituído por qualquer app de localização que disponibilize mapas offline, como o Google Maps ou Here. 

Menos motoristas = mais economia

Mesmo que todos os viajantes possam dirigir, tenha o menor número possível de motoristas no carro alugado. Qualquer condutor adicional custará uma taxa extra que pode chegar até 30 dólares em caso de aluguéis no exterior. Se a viagem é longa, vale checar os termos e condições da locadora para saber se incluem ou não um motorista adicional. Aqui os motores de busca de aluguel de carros também podem ser úteis. Por exemplo, para um aluguel no Brasil, mais precisamente em São Paulo, durante 10 dias, um motorista extra significa um gasto de R$10 mais impostos ao dia. 

Sempre peça por um upgrade

As chances de você conseguir um Mercedez tendo reservado um carro popular é bem pequena, mas os upgrades costumam ser mais comuns do que se imagina. Dicas para tornar seu upgrade mais provável? Reserve um carro popular de uma grande montadora em um final de semana e registre-se no programa de fidelidade da locadora. No entanto, se você está viajando com o orçamento apertado, fique de olho para que um upgrade para um carro muito melhor não signifique muito mais gastos com gasolina.

Verifique as taxas semanais mesmo que você só precise do carro por uns dias

Pode parecer estranho mas pode sair mais barato alugar um carro por mais tempo. Isso porque a maioria das pessoas que alugam um carro por apenas alguns dias são pessoas em viagens de negócio que não estão tão preocupados com os preços já que suas empresas costumam pagar pelos gastos. Além disso, muitas dessas viagens são viagens de última hora ou urgentes. Já os viajantes em férias, pesquisam muito e procuram sempre o melhor preço já que terão o carro por mais tempo. Por isso, a taxa semanal costuma ser mais barata que a taxa de apenas três ou quatro dias. Sempre se certifique de comparar - você pode economizar, reservando o carro por mais tempo do que o necessário. O preço por duração também costuma variar muito entre as empresas maiores e as locadoras locais (sendo esta última a melhor opção para alugueis mais longos). 

Para garantir umas férias sem estresse, pegadinha ou preços abusivos, o melhor conselho é sempre a pesquisa com certa antecedência, já que as operações de última hora costumam ser mais caras para tudo: do hotel, passando pela passagem até chegar ao aluguel do carro. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.