09/02/2019 às 10h00min - Atualizada em 08/02/2019 às 00h00min

Mairinque busca parcerias comerciais no Chile

Comitiva viajou para cidade irmã Cañete

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, organizou uma Comitiva para tratar de assuntos relativos a parcerias comerciais no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, na cidade irmã Cañete, no Chile. Mairinque foi representada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Manoel Carlos Justo, o Secretário de Governo, Rogério Manão, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mairinque – ACEMK, Fábio Riskallah e os empresários associados da ACEMK, Antônio Zaparolli e Luiz Lima.

Recebidos pela Câmara de Comércio e Produção de Cañete, representada por Gustavo Jara e Carlos Silva, os mairinquenses visitaram produtores de sucos com frutas típicas e linguiças artesanais defumadas preparadas com tempero chileno, verificando a possibilidade dos produtos serem comercializados em Mairinque. Os principais aspectos analisados foram quanto ao preço e qualidade, levando em conta que a população teria acesso a itens não encontrados na região.

A Comitiva também participou da Feira Agropecuária e Florestal “Fagaf 2019”, que reúne produtores da região de Cañete e recebe por volta de 10 mil pessoas por dia, visitando stands de produtos tradicionais do Chile e potencialmente comercializáveis no Brasil, como o azeite, o vinho, a churrasqueira que assa várias peças inteiras de boi, porco e carneiro, a pimenta Merken e diversos tipos de peixes e frutos do mar.

Na ocasião, o prefeito de Cañete Jorge Radonich Barra homenageou os mairinquenses, com a entrega de placas comemorativas em agradecimento ao empenho dos presentes em avançar com a parceria entre as cidades irmãs. Durante o encontro, o prefeito recebeu oficialmente a placa da Comitiva chilena, que visitou Mairinque em dezembro de 2018, para iniciar as relações comerciais e conhecer os produtos da cidade que podem ser vendidos no Chile.

Em reunião com a Corporação de Fomento da Produção – CORFO, agência governamental ligada ao Ministério da Economia, Fomento e Turismo do Chile, os representantes da Prefeitura, da ACEMK e da Câmara de Comércio e Produção de Cañete manifestaram interesse em firmar a parceria comercial. Diante disso, a CORFO, que apoia os micro e pequenos empresários, reiterou o interesse em apoiar financeiramente os técnicos chilenos envolvidos na criação e implantação da plataforma digital, que deverá intermediar o comércio entre os dois municípios.

Outro ponto analisado foi o Programa Bairro Comercial, realizado por cerca de 45 empresários que se organizaram a fim de criar uma unidade visual no Centro Comercial, com o objetivo de identificar empresas com o mesmo padrão, priorizando o bom atendimento e a qualidade dos produtos.

O presidente da ACEMK, Fábio Riskallah relata sobre a experiência durante a visita no Chile. “Fomos muito bem recebidos e as reuniões foram muito produtivas, pois Cañete possui uma realidade econômica diferente de Mairinque. Conhecemos o Programa Bairro Comercial e constatamos como a união dos empresários e o processo de identificação padronizada contribuem para que os estabelecimentos tenham um diferencial na relação com os consumidores”.

O Secretário Manoel Carlos Justo, comenta sobre a expectativa do acesso a esse novo mercado aos empresários de Mairinque. “Este foi mais um passo para o estreitamento das relações comerciais entre as cidades irmãs. Estamos engajados para que esse projeto se concretize, pois será mais uma ferramenta em prol do crescimento econômico de nossa cidade. A Prefeitura de Cañete, por meio do Administrador Municipal, Julio Anativia também manifestou o interesse em avançar na parceria, contribuindo com o desenvolvimento da plataforma que irá gerenciar todo o processo de compra e venda”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.