01/02/2019 às 11h29min - Atualizada em 05/05/2019 às 00h00min

Sítio Canto das Águas: um pedacinho do paraíso em São Roque

Moradora da cidade usou sua paixão pela natureza para criar um recanto paradisíaco

- Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

São Roque é uma cidade conhecida pelas suas construções históricas, hotéis, restaurantes, vinícolas e outros espaços de lazer. Porém o que muitas pessoas não sabem é que a cidade também abriga um jardim gigantesco e paradisíaco, composto por mais de  220 espécies de plantas adquiridas dentro e fora do país por uma mulher que esbanja alegria e que tem uma verdadeira paixão por jardinagem e pela natureza.

Graciela Favalli tem 90 anos, mas sua disposição é a de uma menina, principalmente nos momentos em que fala ou passeia pelo seu jardim, localizado em uma propriedade próxima a Rodovia Lívio Tagliassachi e que foi adquirida na década de 70  por ela e seu marido Genésio. “Eu tive muita sorte de encontrar este lugar maravilhoso. Tenho dois rios que cercam a casa e uma Mata Atlântica perfeita”, disse Graciela, orgulhosa.

 

Durante nossa entrevista, sempre com muita alegria e sorrisos, a mulher falou do seu amor pela natureza e relatou alguns momentos importantes na sua vida e da família.

Graciela não consegue explicar seu apreço por plantas, já que nasceu na capital de São Paulo e passou a infância longe de qualquer vínculo com a natureza. Em nossa reportagem nos contou que depois de se casar, conheceu a fazenda de sua cunhada, que ficava em Minas Gerais e, a partir daí se encantou com a grandiosidade das plantações de café, hortas e criações de gados que o local possuía. “Era uma coisa tão longe da minha realidade, mas eu me apaixonei. Nós tínhamos um apartamento na praia e eu disse que não queria mais apartamento, e sim um sítio”, comentou Graciela.

Em meio a tanto amor pelas plantas, ela acabou encontrando o Clube Paulista de Jardinagem, lugar onde as sócias expõem plantas cultivadas com o aprendizado de suas atividades semanais. Graciela passou a frequentar o clube, aprendeu mais sobre paisagismo e fez diversas viagens pelo mundo, trazendo consigo sempre uma novidade e colecionando espécies. Os jardins de sua casa até se tornaram referência e artigos sobre eles já foram publicados na Revista Casa de Campo. “Eu estive na China, Rússia, Europa e sempre procurei trazer plantas dessas viagens. Então eu tenho uma coleção que as pessoas gostam, admiram, respeitam e eu sou muito feliz por ter este espaço”, disse.

A paulistana ainda recorda memórias marcantes de sua vida, e segundo ela, a mais inesquecível foi ao lado do seu falecido marido. Ela recorda que o casal gostava de aproveitar as Festas de Agosto, tradicionais do município na companhia um do outro, e que na última vez, apesar dele ser econômico, a fez comprar muitas plantas que eram vendidas no evento. “Meu marido adorava este ambiente, e quando retornamos para cá no final da noite, ele disse que tinha sido muito feliz aqui no sítio e que eu não acreditaria, mas ele desde sempre sonhou com um lugar como este, e agradecia por eu ter preparado isso para ele. Acho que essas foram suas últimas palavras”, ele faleceu na mesma noite. Emociona-se Graciela ao relatar o fato.

  

Apesar de receber apenas visitas de pessoas do clube, a proprietária do sítio disse que se sente feliz e orgulhosa por apreciarem seu lar. Além disso, ela acredita que é importante todos terem conscientização, para que aprendam a respeitar, cuidar e defender a natureza, que segundo ela, é um dos segredos para a longevidade e bem-estar.

Breve você vai assistir esta reportagem em vídeo no portal de notícias do Jornal da Economia nas redes sociais num trabalho realizado pelos jornalistas Carlos Mello e  Rafael Barbosa. Aguarde! Confira também nossa galeria de imagens abaixo. 

 

 

 

https://business.facebook.com/jeonline.com.br/videos/405908519977929/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.