01/02/2019 às 09h51min - Atualizada em 01/02/2019 às 00h00min

Prefeitura de São Roque fala sobre ações após alagamentos em São Roque

Cidade passou por mais bocados em janeiro

Em menos de um mês São Roque foi vítima de duas situações dramáticas envolvendo enchentes. No dia 1° de janeiro o Distrito de Mailasqui sofreu com diversos pontos de alagamentos, e algumas casas chegaram a ser invadidas pelas águas, situação que novamente ocorreu também no dia 25 de janeiro, no bairro Guaçu.

Desde o início do governo o Prefeito Cláudio Góes tem afirmado que a Prefeitura tem realizado diversas ações nos rios da cidade e na manutenção de bueiros como forma de prevenir alagamentos. A ação tem mostrado resultado devido a redução do índice de alagamentos, entretanto infelizmente as precipitações de começo de ano mostraram que as medidas ainda não resolveram o problema, principalmente em regiões próximas a rios, como pontos do Guaçu e Mailasqui e de pontos específicos e movimentados do centro, como a Avenida Tiradentes.

Diante da situação questionamos a Prefeitura sobre o caso e fomos informados que o poder público estuda formas de intensificar a luta contra os alagamentos. “Desde o ano passado a Prefeitura iniciou um cronograma de prevenção, com a limpeza e desassoreamento dos rios, infelizmente o volume de chuva em curto período, acabou sendo determinante para a ocorrência de enchentes em algumas regiões. O Departamento de Obras iniciou ações preventivas, a exemplo da construção de oito bocas-de-lobo na Rua Roque Gonzales, em Mailasqui, para melhorar a vazão. Outras medidas estão sendo estudadas para cada região. Os serviços de limpeza gerais também serão intensificados”, afirmou a prefeitura.

Sobre as obras na Rua Roque Gonzales, o Diretor de Obras, Antônio A. Godinho, a ação fazem parte da uma série de ações na área de prevenção de alagamentos e enchentes. “Infelizmente o volume de água num curto período de tempo acabou causando problemas em algumas regiões, porém as manutenções e limpezas foram fundamentais para evitar situações piores. Agora estamos executando as melhorias no sistema de drenagem e vazão, esperando que o conjunto de medidas traga bons resultados ao Município”, encerra afirmou o diretor.

Ações do Fundo Social

O Fundo Social de São Roque informou que o órgão atua desde as primeiras horas das enchentes que atingiram o bairro do Guaçu, trabalhando na prestação de assistência às famílias que tiveram suas casas afetadas.

Todas as famílias do bairro que perderam seus pertences foram assistidas com cestas básicas, itens de higiene e limpeza, colchões, roupas e móveis, em ação que funcionou também em sistema de plantão durante o sábado (26), em parceria com o Interact Club São Roque, arrecadando donativos, especialmente para os moradores.

“Graças a Deus conseguimos fazer um atendimento rápido, repor os materiais de primeira necessidade já na sexta e no sábado e, durante esta semana, estamos arrecadando e entregando móveis. “Agradeço a ajuda de todos. Em especial à minha equipe do Fundo, que não tem medido esforços, em meio à chuva, trabalhando muito e com enorme dedicação para prestar o auxílio ágil e sério. Também aos servidores dos Departamentos de Obras e Trânsito se disponibilizaram a fazer o transporte, recepção e entrega das doações”, diz a presidente do FSS, Mazé Barros.

Além desse trabalho em situações de emergência, o FSS assiste, diariamente, as inúmeras famílias necessitadas. Também atua na coordenação de programas que visam o empoderamento familiar, resgate da autoestima, qualificação e capacitação profissional. O órgão possui um sistema de arrecadação e doação, permanente. Quem tiver roupas, calçados, alimentos, móveis e outros itens para doar, entre em contato pelo fone (11) 4784-8526.

ViaOeste inicia ações na Raposo após alagamento

As chuvas do dia 25 de janeiro também alagaram um trecho da Rodovia Raposo Tavares, entre Mairinque e Alumínio. Questionada pela nossa redação, aViaOeste afirmou que realiza um programa periódico de limpeza e conservação de todas as drenagens do Sistema Castello-Raposo, como forma de prevenir alagamentos, principalmente em épocas de chuvas.

“Na última sexta-feira, 25, ocorreu uma chuva fora da normalidade, com grande volume de água concentrado em um curto período de tempo. Isto acarretou, inclusive, que materiais como galhos e entulhos fossem trazidos pela água de outros pontos do município, prejudicando a drenagem da Raposo Tavares nos locais mencionados”, afirmou a concessionária. 

A ViaOeste informou que, após a chuva, as equipes de manutenção da concessionária realizaram a inspeção e limpeza de todos os dispositivos de drenagem da região.

A informação também destaca a importância da conscientização popular, que não deve jogar lixo ou detritos nas ruas, ação que causa diversos problemas, como o entupimento do sistema de drenagem, ajudando a acarretar alagamentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.