25/01/2019 às 11h08min - Atualizada em 25/01/2019 às 11h08min

Que competências um vendedor precisa ter para se tornar profissional?

Por Carlos Cruz

Não basta ter somente um vendedor “bom de papo” ou um cliente que esteja disposto a gastar dinheiro com compras. Para se tornar um vendedor profissional é preciso ter conhecimentos específicos e habilidades relacionadas diretamente ao dia a dia do setor.

 

O vendedor profissional precisa ter em mente que cada comprador tem uma personalidade. Logo é preciso identificar os motivadores de compra para acertar na abordagem e oferecer algo que realmente faça a diferença. O vendedor profissional entende o cliente, investiga necessidades e oportunidades, fala a mesma linguagem e se coloca na posição para definir qual é a melhor opção para apresentar a proposta de valor.

 

Mesmo não existindo caminhos prontos, é possível elencar oito competências que são fundamentais para a carreira de um vendedor profissional. São elas:

 

·Criatividade - Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras. Faça com que ele se imagine desfrutando dos benefícios dos produtos e serviços.

 

·Capacidade investigativa – Para uma venda ter sucesso, é preciso fazer perguntas e saber ouvir para entender as necessidades do cliente. Não adianta forçá-lo a fazer uma compra pensando apenas na sua comissão. Clientes satisfeitos voltam e fazem indicações positivas, enquanto aqueles que se sentem enganados só trazem contribuições negativas e, normalmente, compram uma única vez.

 

·Empatia -  O que faz a diferença em uma relação comercial é criar identificação e inspirar confiança ao cliente. Cuidar da aparência e vestir-se de acordo com o perfil o cliente é fundamental para transmitir uma boa impressão. Normalmente, as pessoas preferem se relacionar e confiam em quem se parece com elas.

 

·Adaptabilidade - É preciso aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra. Para isso, administre suas emoções, frustrações e saiba se adequar ao que for necessário para alcançar suas metas.

 

·Networking - Em um mundo cada vez mais competitivo, conhecer pessoas, manter relações saudáveis com companheiros de trabalho e estar atento aos acontecimentos é fundamental para quem pretende se destacar e explorar oportunidades. É imprescindível cultivar uma rede de relacionamentos, pois nem sempre somos capazes de encontrar oportunidades sozinhos.

 

 

·Tenacidade comercial - A capacidade de entrar em ação, buscar resultados, ser otimista e persistente proporcionam vitalidade ao dia a dia do vendedor profissional. Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas. Porém, o vendedor precisa saber que ser persistente é diferente de ser insistente.

 

·Disciplina - A maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização. Tente fazer algumas paradas no decorrer do dia para avaliar se está investindo a sua energia em um trabalho que gerará retorno. Mesmo após inúmeros nãos, é preciso manter o foco nas ações diárias e no que realmente é importante para alcançar a meta.

 

·Comunicação – Seja preciso na comunicação. O vendedor profissional é articulado e sabe se expressar de forma clara e objetiva. Evite os jargões, pois o senso comum não nos dá os elementos necessários para a inovação. Tenha um repertório, pesquise a concorrência, conheça as características e benefícios do produto/serviço e busque informações o tempo todo. 

 

 

* Carlos Cruz é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) - www.ibvendas.com.br

 


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